Review: Monitor Samsung SyncMaster S27A850D

9 min de leitura
Imagem de: Review: Monitor Samsung SyncMaster S27A850D

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Escolher um novo monitor é uma tarefa que pode render um pouco de dor de cabeça. A quantidade de modelos disponíveis no mercado é muito grande, e as diferentes tecnologias disponíveis não facilitam muito a nossa tarefa. Até agora, quem estava se destacando em termos de qualidade de imagem era a LG com o seu painel IPS, que já marca presença em muitos monitores, smartphones e tablets.

A Samsung não ficou muito para trás e trouxe o PLS, ou Plane Line Switching Technology. Esse sistema foi desenvolvido pela empresa para superar o IPS em qualidade de imagem. Através do PLS, é possível ter um ângulo de visão maior, mais brilho, contraste, qualidade de imagem e um custo de produção menor.

Especificações

    Aprovado

    Design

    O design do SA850 não é exatamente o mais inovador de todos e, ao contrário de outras telas, esse modelo não possui detalhes em prata ou preto piano. Todo o corpo do monitor é coberto com plástico preto fosco, garantindo a sobriedade visual. A proposta da Samsung foi justamente criar um visual neutro para o equipamento, assim como todos os modelos destinados à linha profissional.

    O principal diferencial desse monitor é que você pode modificar a posição da tela, passando da horizontal para a vertical. Já pensou na possibilidade de trabalhar ou jogar com três ou até seis telas interligadas? O modelo da Samsung facilita essa tarefa, eliminando a necessidade de se construir suportes independentes para cada uma delas.

    (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

    A base e a coluna de sustentação também são extremamente sólidas, garantindo que a tela de 27 polegadas mantenha-se firme na mesa. Um detalhe interessante fica por conta da fonte de energia, que é externa, mas pode ser acoplada ao monitor na parte de trás. O visual não é o mais elegante já visto em um monitor, mas é funcional.

    (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

    Conectividade e controles

    Essa tela da Samsung é um dos primeiros modelos disponíveis no mercado a trazer um hub USB 3.0. Um excelente diferencial, uma vez que esses hubs costumam ser muito mais caros que os hubs 2.0. Outro detalhe é que são três portas posicionadas convenientemente na lateral do monitor.

    O equipamento possui três entradas de vídeo, sendo duas DVI (Dual Link) e uma DisplayPort. Alguns podem estranhar o fato de o monitor não trazer nenhuma entrada de vídeo HDMI. Isso pode ser explicado: como essa tela é destinada ao mercado profissional, é normal que esse tipo de conexão seja deixada de lado em prol de mais conexões DVI.

    A fonte de alimentação do monitor é externa, o que significa um problema a menos para o dono do monitor caso a fonte pare de funcionar. Por ser externa, não é preciso levar o equipamento até uma assistência técnica, em caso de problema.

    (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

    O painel de controle não oferece nenhuma função especial, mas não deixa a desejar em termos de funcionalidade. Basta pressionar o botão de Menu localizado na parte frontal da tela para ter acesso a uma tela de configurações completa, que traz todas as opções para garantir sempre a melhor qualidade de imagem.

    Conserve energia e preserve o meio ambiente

    O cuidado com o meio ambiente não é uma preocupação nova, e a maioria das empresas procura fazer a sua parte para garantir a preservação dos recursos naturais do nosso planeta. Entre esses recursos está o consumo de energia. A Samsung afirma que conseguiu reinventar a tecnologia por trás de seus monitores, e o SA850 pode diminuir o consumo em até 40%.

    Mas e como isso é feito? De acordo com a Samsung, o número de LEDs foi diminuído. Além disso, a tela consome menos de 0,3 W quando está em modo de espera (a média do mercado é de 1 W). Segundo os engenheiros da empresa coreana, isso pode resultar em uma diminuição no consumo energético de até 120 W por dia, ou de 10,8 kg de CO2, o que produz o mesmo efeito de se plantar 4 árvores.

    (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

    O monitor também traz um menu exclusivo para que você possa acompanhar quantas árvores foram salvas: basta pressionar o botão “Eco” na parte frontal da tela. Lá dentro existem diversas opções de economia de energia e um ícone mostrando quantas árvores podem ter sido — supostamente — salvas até o momento.

    Uma tela: dois computadores diferentes

    Hoje em dia é até comum termos dois monitores conectados simultaneamente em apenas um computador. Mas e o contrário? Ligar dois computadores simultaneamente em apenas um monitor e exibir as duas entradas de vídeo ao mesmo tempo é possível no SA850 através do recurso Picture by Picture, que proporciona um modo de visualização conveniente.

    Ativar esse recurso é extremamente simples: basta conectar duas entradas de vídeo em duas das entradas do monitor e pressionar a tecla “Picture by Picture” localizada no painel frontal do equipamento.

    PLS - Plane Line Switching Technology

    O SyncMaster SA850 é um dos primeiros monitores da Samsung a utilizar a tecnologia PLS, ou Plane Line Switching Technology. Esse sistema foi desenvolvido pela empresa para superar o IPS em qualidade de imagem. Através do PLS, é possível ter um ângulo de visão maior, mais brilho, contraste, qualidade de imagem e um custo de produção menor.

    Qualidade de imagem na Área de trabalho

    Trabalhar em uma tela de 27 polegadas com resolução 2560x1440 é extremamente agradável.  O espaço disponível para a execução das ações permite que aplicativos de edição de imagem possam ter quase todas as suas barras de ferramentas na tela simultaneamente, aumentando muito a sua produtividade.

    Além disso, a tecnologia PLS consegue proporcionar um nível de cores muito mais fiel, o que certamente conta muito quando você precisa editar imagens com precisão. A exibição de filmes e jogos mostra-se uma agradável experiência com essa tela.

    A resolução 2560x1440 proporciona uma imagem limpa e com muita qualidade, deixando os cenários e as texturas dentro dos jogos incrivelmente detalhados. É claro que, para que isso seja possível, você precisa de uma placa de vídeo potente, pois renderizar os cenários com esse nível de detalhes não é uma tarefa muito fácil para as placas comuns.

    (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

    A qualidade do contraste pode não ser o melhor já visto em um monitor, mas o contraste dinâmico certamente faz a diferença e funciona muito bem na tela, garantido cores mais vivas e brilhantes.

    Para completar, o sensor de luz presente no monitor consegue aumentar ou diminuir o brilho automaticamente para garantir sempre uma ótima visualização das imagens. E o melhor de tudo isso é que o painel PLS realmente permite uma excelente exibição de cores mesmo em ângulos muito abertos.

    Reprovado

    Sem imagens no formato 4:3

    Esse monitor não possui um modo de exibição de imagem 4:3, ou seja, tudo o que for mostrado na tela terá formato widescreen. Isso significa que aplicativos mais antigos, ou vídeos gravados no padrão, serão esticados para que toda a tela seja preenchida. Apesar de não ser um problema muito grande, algumas imagens devem ficar um pouco distorcidas, o que certamente deve desagradar algumas pessoas.

    Testes de desempenho

    Os testes de desempenho de um monitor envolvem a exibição e visualização de algumas imagens diferentes na tela. O nosso objetivo é analisar a taxa de contraste, brilho, nitidez da imagem e tempo de resposta da tela. Esse último verifica a presença de arrastos nas imagens em movimento, algo que prejudica a qualidade de exibição, principalmente em filmes e games de ação que possuem movimentação intensa.

    Contraste

    Nós testamos o contraste com uma escala de cores. O ideal é que os retângulos mais à esquerda (mais escuros) continuem visíveis e os da direita não se “misturem” uns com os outros no final. A possibilidade de se diferenciar (ou não) com facilidade todos os elementos na escala de cores mostra a qualidade do monitor.

    (Fonte da imagem: Reprodução/Lagom LCD Test)

    O monitor da Samsung demonstrou um resultado satisfatório nesse teste, deixando claro que as taxas de contraste proporcionadas pelo painel PLS são adequadas para oferecer uma ótima qualidade de imagem.

    Nitidez da imagem

    Quase todos os monitores possuem ajustes de nitidez. O que essa configuração faz é enfatizar ou minimizar os limites entre as áreas claras e escuras. Para garantir uma boa qualidade de imagem, a taxa de nitidez deve estar configurada adequadamente.

    (Fonte da imagem: Reprodução/Lagom LCD Test)

    Esse teste funciona assim: para saber se a nitidez está configurada corretamente, você deve olhar essa imagem de longe. Ela deve ficar parecendo com um simples retângulo cinza, sem que seja possível identificar as linhas horizontais e verticais. O resultado foi satisfatório, mesmo trabalhando com as confirgurações-padrão do monitor.

    Gradiente

    Para que o monitor passe nesse teste, é preciso garantir que a escala de gradiente cinza seja exibida suavemente e sem bandas, linhas ou cores. As partes escuras também precisam ser uniformes e não exibir ruídos na imagem.

    (Fonte da imagem: Reprodução/Lagom LCD Test)

    Neste teste, o monitor da Samsung também não apresentou falhas, mostrando-se extremamente capaz de reproduzir a imagem sem problemas.

    Tempo de resposta

    O tempo de resposta de um monitor é um dos efeitos que mais chama atenção, principalmente em jogos de ação, que trazem uma movimentação muito rápida na tela. O SA850 traz um tempo de resposta de 5 milissegundos GTG, ou seja, o tempo que um pixel leva para ir do cinza, passando por outra cor, e voltando ao cinza.

    Não tivemos problemas com o tempo de resposta das imagens. Em todos os testes foi possível reproduzir conteúdos sem rastros ou fantasmas.

    Angulação

    A Samsung promete uma visibilidade perfeita das imagens com o painel de LED PLS, mesmo em diferentes ângulos de visão. E a fabricante cumpre o que promete com essa tela. É possível distinguir as imagens e as cores mesmo em ângulos bastante abertos.

    Ampliar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

    Vale a pena?

    Caso você esteja pensando em escolher uma tela de 27 polegadas, é preciso considerar o fato de trabalhar com um monitor capaz de exibir resoluções maiores, como o SA850. Isso vai proporcionar muito mais organização e conforto na hora do trabalho.

    O equipamento possui diversos recursos interessantes que devem ser considerados: várias entradas de vídeo, hub USB 3.0 e a possibilidade de exibir imagem de duas origens diferentes simultaneamente. Para completar, ele pode ser posicionado em modo retrato: um diferencial presente em poucos monitores.

    O equipamento é capaz de exibir imagens com muita qualidade, graças à tecnologia PLS da Samsung, e isso deve ser levado em conta na hora da compra.

    (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

    O visual do monitor é simples e não chama muito a atenção. O design corporativo e sóbrio é perfeito para compor estações de trabalho, mas pode desagradar usuários mais exigentes que pretendem utilizar o monitor para compor a decoração da sala.

    A impossibilidade de exibição de imagens no formato 4:3 é o único ponto negativo do monitor; mesmo assim, não é um problema tão grande, uma vez que todo o conteúdo de mídia produzido atualmente utiliza o formato widescreen.

    O investimento é mais alto que o de um monitor comum, mas não foge da linha de preço da categoria. Pesquisando em sites de compra, é possível encontrar esse modelo na faixa dos R$ 2.800. Contudo, a tecnologia PLS mostra-se uma excelente alternativa ao IPS(vírgula) e(vírgula) se você quiser um monitor de qualidade, pode confiar nesse modelo da Samsung que certamente não vai se decepcionar.

    Este produto foi gentilmente cedido para análise pela loja online MegaMamute.

    Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.