O que é Super Vídeo?

2 min de leitura
Imagem de: O que é Super Vídeo?

Possuir um conector qualquer para levar a imagem de um reprodutor de vídeo até o aparelho que exibe as imagens não é o suficiente, o ideal é utilizar o melhor recurso que lhe couber e garantir a qualidade das imagens. Descubra mais sobre o conector e descubra onde o super vídeo (s-vídeo) se encaixa na escala da evolução da qualidade de imagem.

Como Funciona?


Um cabo comum de vídeo possui 2 fios em sua composição, um que leva todos os sinais da imagem e outro que faz o papel do terra, retornando o sinal até o aparelho. Todas as informações de brilho e cor percorrem o mesmo fio, logo, elas geram interferência no sinal, comprometendo a qualidade final do vídeo.

Conector super vídeo.Foi desenvolvido então um novo conector com mais fios capaz de separar os sinais de luminosidade (preto e branco) dos padrões de cor, aumentando assim a resolução da imagem. Este conector “Separate Video” (vídeo separado) ficou conhecido como s-vídeo ou ainda super vídeo. A qualidade do seu sinal está acima do simples cabo amarelo de vídeo, mas perde para o vídeo componente e para o HDMI.

Assim como o cabo amarelo e o vídeo componente, o super vídeo é analógico, ao contrário do HDMI, que transmite informações digitais. O s-vídeo é bastante comum nos países norte-americanos e, embora muitos dos aparelhos nacionais venham com este conector, poucas pessoas no Brasil sabem exatamente como utilizá-lo ou que podem ganhar mais qualidade de imagem com ele.

Aplicações:

A maior parte dos aparelhos de DVD, televisores e até mesmo placas de vídeo atuais possuem entrada para este conector. Se você ainda utiliza o simples cabo de vídeo para transmitir a imagem até a sua televisão, verifique se os seus aparelhos possuem esta entrada, substituir o cabo por este conector vai melhorar a qualidade do seu sinal. Neste caso, desconecte apenas o cabo amarelo do conjunto RCA e substitua-o pelo s-vídeo.

Cabo s-vídeo.Também é muito comum nas placas de vídeo, com esta saída o usuário pode conectar o seu televisor ao seu computador, obtendo assim um monitor auxiliar para expandir sua área de trabalho. Caso prefira, você pode dedicar a exibição de filmes do PC apenas para o televisor e, com isso, deixar o monitor do computador livre para outras tarefas.

Vale lembrar que o usuário que tem a possibilidade de utilizar o vídeo componente (três cabos: verde, azul e vermelho) ou o HDMI para transmitir a imagem deverá fazê-lo, estes possuem uma qualidade ainda maior para a transmissão do sinal. Atente-se ao fato que o cabo s-vídeo transmite apenas sinais de imagem, o som continua sendo transmitido através dos cabos de áudio (branco e vermelho).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.