A tecnologia que vai acabar com o controle remoto e talvez até com o mouse

2 min de leitura
Imagem de: A tecnologia que vai acabar com o controle remoto e talvez até com o mouse

Olá caro navegante do Baixaki. Pois é, estamos de volta com a série Novos Eletrônicos. Há alguns dias atrás falamos da nova televisão lançada pela Philips, a Cinema 21:9. Bem, não iremos tão longe dessa vez, porque vamos justamente falar de um novo conceito que, na verdade, já existe há alguns anos e você nem sabia.

Apesar de parecer algo de filmes de ficção que se passam em tempos realmente distantes, já há uma tecnologia que é capaz de mudar a nossa experiência em relação às televisões. A Gesture Tek criou uma tecnologia capaz de identificar o movimento que fazemos com as mãos para realizar algum tipo de tarefa.

O controle remoto


Quando o controle remoto surgiu foi uma verdadeira revolução na maneira de ver televisão. Não somente pela praticidade que causa, mas pelo simples fato de você poder “zapear” entre os canais a todo momento. Algumas pessoas sequer assistem a alguma coisa, pois sentem prazer no simples mudar de canal — tão fácil com o controle remoto.

Pelo que tudo indica, o controle remoto pode finalmente ser substituído por algo totalmente novo: a detecção de gestos. A tecnologia — criada pela Gesture Tek — apresenta um novo conceito ao mundo da tecnologia, que é a captação dos movimentos das suas mãos para realizar tarefas em monitores e televisões.

Espera aí, mas como isso funciona?

A tecnologia é mais simples e “manjada” do que parece. Tanto que já é usada em celulares e em dispositivos de videogames, como o EyeToy do PlayStation 2 e a Webcam do Xbox 360. Trata-se de uma câmera que é colocada na parte de baixo da televisão. Após calibrar a mão da pessoa que vai utilizá-la, basta fazer movimentos como para um lado ou para cima.

Ou seja, a câmera capta e grava a mão da pessoa e só funciona para ela. Assim você não corre o risco de que capte mãos de outros quando você está utilizando a televisão. A captação ocorre na vertical, na horizontal e em profundidade.


As possibilidades com a nova tecnologia


Como mostrado no novo produto da Philips, as últimas televisões estão vindo muito mais evoluídas e com mais funções, trazendo dezenas de menus interativos e até navegação na internet. Com essa tecnologia a possibilidade de interação aumenta muito, pois a captação de movimentos permitiria uma excelente navegação pelos menus.

Além disso, ao se falar em games, é claro que você acaba se lembrando do Nintendo Wii, pois trouxe inovação com o seu controle cheio de acelerômetros. Relacionando isso com a nova tecnologia da Gesture Tek já fica óbvio que a interação com jogos seria parecida com isso, mas usando somente as mãos e nenhum controle.

Bem, ainda não se sabe quando a tecnologia vai de fato fazer parte de nossas vidas da maneira que foi mostrada nesse artigo — vindo acoplada às nossas tevês. Mas já são muitos os estudos de grandes empresas para ver a melhor maneira de utilizá-la. Já é uma tecnologia disponível, só resta aguardarmos que alguém aplique a idéia.

E aí, como você acha que deve ser usada essa nova tecnologia? Conte para a gente!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.