Roupa muda de aparência de acordo com luz e ângulo de visão

1 min de leitura
Imagem de: Roupa muda de aparência de acordo com luz e ângulo de visão

Roupas imitam a iridescência de algumas espécies de peixes marinhos (Fonte da imagem: Chip Chick)

As roupas dinâmicas estão cada vez mais populares. Além das camisetas com equalizadores e detectores de sinal de Wi-Fi, agora chegou a vez das peças capazes de mudar de aparência de acordo com a iluminação do ambiente ou o ângulo de visão de quem a observa. Apoiando-se na difração ― e não na absorção ― da luz, a linha de roupas “Structural Colour”, da Rainbow Winters, ajudará você a ser notada onde estiver.

Em parte, as peças foram inspiradas na iridescência, um fenômeno óptico que acontece, por exemplo, nas penas do beija-flor ou asas de algumas espécies de borboletas. Mas, de acordo com a designer Amy Konstanze Mercedes Rainbow Winters, a ideia veio mesmo do mundo submarino, já que muitos peixes também costumam apresentar essa aparência furta-cor.

As peças dessa coleção abusam das chamadas cores estruturais, que se formam não pela interação de pigmentos, mas por efeitos de interferência que, no caso dessas roupas, são causados pelas ondas de luz. Dessa forma, é como se o traje ganhasse uma nova aparência sempre que interage com raios de sol.

Como conta o site Chip Chick, as peças são produzidas com uma forma de polímero de baixo custo. Além disso, a linha também inclui acessórios como joias e chapéus. E caso você compre alguma dessas peças e se arrependa depois, tente atravessar a rua ou trocar as lâmpadas de casa: pode ser que a mudança de iluminação torne-a mais interessante. Depois, agradeça à biomimética pela criação.

Fonte: Chip Chick, Rainbow Winters

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.