Smart City Expo Curitiba terá debates sobre mobilidade, tecnologia e sustentabilidade

2 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Smart City Expo Curitiba terá debates sobre mobilidade, tecnologia e sustentabilidade
Imagem: icities

Como os aplicativos de mobilidade urbana têm mudado a dinâmica das cidades? Esse será um dos temas debatidos na 5ª edição do Smart City Expo Curitiba, um dos maiores congressos sobre cidades inteligentes do mundo, que acontece entre os dias 20 e 22 de março, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui.

Organizado desde 2018 pelo hub iCities, com apoio da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão, o evento é chancelado pela Fira Barcelona, instituição internacional que é referência em encontros globais de governança.

smartcity expo(iCities/Reprodução)

Smart City Expo Curitiba 2024

Nesta quarta-feira (20), às 12h45, especialistas da Colômbia, México e Brasil vão debater as melhorias que a Mobilidade como Serviço (MaaS) trazem para o espaço urbano.

Sob a mediação da consultora em diversidade Katya Hemelrijk, CEO da Talento Incluir, e Ricardo Beck Cougo, fundador da Strategy Consutoria de Inovação, os convidados discutirão até que ponto essas ferramentas podem tornar os municípios mais sustentáveis, eficientes, acessíveis e integrados, além de trazer casos reais para a mesa.

A tecnologia será ponto focal entre as discussões do evento, que traz com temas que envolvem cidade inteligentes, design urbano centrado nas pessoas, governança transparente, inteligência artificial, sustentabilidade, cibersegurança e muito mais.

O espaço do evento é dividido entre o saguão e o congresso. A credencial de visitante, que dá acesso aos stands, pode ser adquirida mediante 1kg de alimento não perecível e um cadastro prévio no site oficial. Com esse ingresso, os visitantes têm acesso a área onde estarão todos os expositores, prefeitos participantes e a Ágora, espaço reservado para minipalestras.

ágora icitesA Ágora do Smart City Expo Curitiba é um ponto focal para minipalestras no saguão do evento (iCities/Reprodução)

Já para assistir os painéis do congresso, o ingresso é pago, podendo ser adquirido pelo site. Na plenária principal ocorrerão as principais discussões, com especialistas do Brasil e diversos outros países. Além disso, o encontro contará com renomados speakers, como Eduardo Kobra e Santiago Uribe.

Por lá, temas como “(Re)definindo Transparência para uma Governança Inteligente: Por Onde Começar?” e “(Re)considerando a dimensão do big data: o que nos reserva o futuro?” tomarão o palco da plenária. Já outros debates acontecerão de forma simultânea, e quem estiver assistindo terá acesso a um aparelho para escolher qual quer ouvir.

"Nosso grande sonho é promover uma sociedade mais eficiente, segura e sustentável por meio de mais e mais projetos de cidades inteligentes, criando comunidades mais vibrantes e promissoras em todo o Brasil. O Smart City Expo Curitiba é um catalisador desse objetivo, garantindo conexões e conteúdo de ponta para todos os participantes", afirma Roberto Marcelino, Diretor de Relações Governamentais do iCities.

Além das discussões, o evento também recebe pela primeira vez no Brasil o “Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards”, a maior premiação de cidades inteligentes do mundo. O concurso, que teve mais de 300 inscritos das cinco regiões brasileiras, consagrará os projetos mais inovadores desenvolvidos por instituições públicas, privadas ou do terceiro setor no Brasil.

A premiação é dividida entre as categorias Cidade Inteligente, Cidade Sustentável, Equidade Social, Mobilidade Urbana, Transformação e Inovação Digital. São 15 finalistas disputando os prêmios, que serão entregues em uma cerimônia no dia 21 de março, no Teatro Positivo.

Para saber mais detalhes sobre o evento e garantir seus ingressos, acesse o site! E fique de olho, pois o TecMundo estará presente durante os três dias, trazendo os principais destaques sobre tecnologia!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.