Inteligência Artificial pode ajudar a criar carros mais atraentes

1 min de leitura
Imagem de: Inteligência Artificial pode ajudar a criar carros mais atraentes
Imagem: GettyImages

Utilizar Inteligência Artificial pode ajudar a indústria automotiva a criar carros mais bonitos. Segundo John R. Hauser, professor do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), estima-se que 60% da escolha do carro novo está relacionada à beleza, antes mesmo de questões tecnológicas, desempenho ou autonomia.

Com o auxílio de ferramentas de IA, fabricantes poderão desenvolver projetos extremamente atraentes ao público, muito mais rápido que da forma tradicional. Além disso, este processo tem potencial para reduzir bastante o custo na criação de novos modelos.

Projetos de bilhões em laptops comuns

As marcas chegam a investir mais de US$ 1 bilhão apenas no projeto estético de cada carro, e até US$ 3 bilhões em eventuais redesigns. Em um artigo publicado pela escola de negócios do MIT, Hauser demonstra que custo e tempo de projeto podem ser drasticamente reduzidos por meio de machine learning.


Essencialmente, o treinamento apropriado implica em alimentar a IA com dados de preferência de consumo e padrões estéticos mais adotados. Com isso, o robô consegue chegar rapidamente a modelos inovadores e com maior potencial de serem aceitos pelo público-alvo de um dado nicho de mercado.

Este processo dá à equipe de projetistas mais opções viáveis para fabricação de protótipos, com menos chances de apresentar falhas de projetos, geralmente decorrentes de designs bonitos, mas pouco funcionais.

Além disso, por se tratar de um algoritmo simples, uma vez treinado, ele pode ser executado de qualquer laptop doméstico. Isso elimina a necessidade de máquinas robustas ou estações de trabalho extremamente especializadas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.