Maior avião do mundo completa teste de voo com novo recorde; veja o vídeo

1 min de leitura
Imagem de: Maior avião do mundo completa teste de voo com novo recorde; veja o vídeo
Imagem: Stratolaunch/Reprodução

O maior avião do mundo fez um novo teste de voo na última sexta-feira (13), estabelecendo recorde ao se tornar a aeronave de grande porte que ficou mais tempo no ar. O veículo chamado de Roc, cuja envergadura supera o tamanho de um campo de futebol, decolou do Porto Espacial e Aéreo de Mojave (Califórnia) e permaneceu no ar a quase 7 quilômetros de altitude por mais de 6 horas, antes de pousar no mesmo local.

Com 117 metros de extensão, ele é composto por 2 estruturas e alimentado por 6 motores, tendo como principal função servir como plataforma de lançamento de veículos hipersônicos. Com esse propósito, carrega debaixo de sua asa central o jato Talon-A, movido a foguete, que pode chegar a velocidades maiores que o som ao se deslocar através de grandes distâncias em pouco tempo.

Segundo comunicado da Stratolaunch, empresa por trás do projeto, a ação bem-sucedida teve como objetivo verificar os sistemas de dados a bordo e praticar a sequência de separação segura do jato que “pega uma carona”. A ideia é oferecer esse tipo de serviço rápido, em especial transporte de cargas, para clientes ainda neste ano. Veja o vídeo:

Este foi o 2º teste de voo do Roc com o Talon-A, e a 9º viagem do avião em geral. O jato hipersônico possui 8,5 metros de comprimento, com 3,4 metros de envergadura. Quando entrar em operação, ele poderá ser reutilizado após cada viagem, enquanto o Roc voa a altitudes de até 10 quilômetros.

A Stratolaunch foi lançada em 2011 por Paul Allen (1953 - 2018), que fundou a Microsoft ao lado de Bill Gates. A ideia inicial era enviar satélites para o espaço a partir do ar, na órbita inferior da Terra, algo praticado pela Virgin Orbit (com o LauncherOne) e Northrop Grumman (Pegasus).

A estratégia de transportar foguetes, depois que um avião atinge a estratosfera, visa baratear os custos de lançamentos espaciais, já que gasta menos combustível e não depende de condições climáticas adequadas. No entanto, após a morte de Allen, em 2018, a empresa foi adquirida pela Cerberus Capital Management, investidora de private equity que mudou o direcionamento original, usando o Roc como um veículo de lançamento para cargas hipersônicas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.