Falha no sistema aéreo dos EUA cancela todos os voos

3 min de leitura
Imagem de: Falha no sistema aéreo dos EUA cancela todos os voos
Imagem: Spencer Platt/Getty Images

Uma falha no sistema da Federal Aviation Administration (FAA), entidade que regulamenta o sistema aéreo nos Estados Unidos, fez com que todos os voos domésticos do país e também internacionais fossem cancelados nesta quarta-feira (11).

Em comunicado, a FAA explicou que o problema aconteceu no Notice to Air Missions (NOTAM), um serviço que indica as situações dos aeroportos em tempo real para pilotos. O programa de comunicação notifica sobre condições na pista, interrupções de equipamentos, possíveis perigos e outros detalhes essenciais antes de um avião decolar ou pousar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O problema foi notificado por volta das 9h (horário de Brasília), quando a FAA comunicou publicamente ter “ordenado às companhias aéreas que pausassem todas as partidas domésticas”. Quase 3 mil voos foram afetados, gerando filas, um longo tempo de espera e um pouco de caos nos aeroportos do país.

Retomada dos voos

A entidade pediu para que todos os voos fossem suspensos para que fossem realizados testes para reativar o NOTAM e validar as informações capturadas por ele. Durante o período de suspensão, somente voos militares e de resgate médico foram autorizados.

Depois de pouco mais de uma hora, por volta das 10h, a FAA explicou que todas as aeronaves que estavam voando pelos EUA puderam pousar normalmente. Segundo a entidade, os pilotos que já estavam no ar conseguiram verificar informações antes da falha no NOTAM.

Próximo das 11h, a FAA comunicou que as decolagens já estavam sendo retomadas aos poucos em aeroportos como Newark Liberty International (Nova Iorque) e Atlanta Hartsfield-Jackson International (Georgia).

Ataque cibernético?

A causa da falha que paralisou o sistema aéreo dos Estados Unidos não foi identificada e segue sendo apurada pelos especialistas da FAA. Por enquanto, não há nenhum indício sobre o que causou as falhas, contudo, algumas hipóteses já foram descartadas.

“O presidente [Joe Biden] foi informado pelo secretário de Transporte esta manhã sobre a interrupção do sistema da FAA. Não há evidências de um ataque cibernético neste momento, mas o presidente instruiu o DOT [Departamento de Transportes] a conduzir uma investigação completa sobre as causas”, informou Karine Jean-Pierre, secretária de Comunicação dos EUA.

[Atualização - 11/01/2023, às 12h20]: Uma atualização da FAA informou que na verdade mais de 10 mil voos tiveram problemas. O número cresceu exponencialmente porque voos internacionais também foram afetados (entre cancelamentos e atrasos) pela falha do NOTAM.

Por causa do efeito internacional, aeroportos europeus também acabaram sofrendo. Voos que saíriam de Madri e Paris para os EUA tiveram ser suspensos. Os passageiros utilizaram o Twitter para mostrar a situação nos aeroportos.

[Atualização – 13/01/2023, às 14h20]: Em novo comunicado, a FAA informou que trabalhos preliminares rastrearam que a interrupção aconteceu por causa de um “arquivo corrompido no banco de dados".

A instituição reiterou que não há evidências de ataque cibernético. “A FAA está trabalhando diligentemente para identificar as causas desse problema e tomar todas as medidas necessárias para evitar que esse tipo de interrupção ocorra novamente”, informou.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.