União Europeia quer alterar regras de 'modo avião' em celulares

1 min de leitura
Imagem de: União Europeia quer alterar regras de 'modo avião' em celulares
Imagem: Sten Ritterfeld/Unsplash

Os passageiros de voos dentro da Europa poderão em breve usar o celular dentro dos aviões. A Comissão Europeia determinou que a tecnologia 5G, com dados móveis mais lentos, pode ser fornecida pelas companhias aéreas a bordo.

Os estados membros do bloco econômico têm até o dia 30 de junho de 2023, pouco mais de seis meses, para disponibilizas a frequência para aviões. Por enquanto, porém, ainda não foi especificado como isso será implementado.

Além das chamadas, os passageiros poderão usar os dados em aplicativos de streaming, de música ou vídeo. "O céu não é mais um limite quando se trata de possibilidades oferecidas pela conectividade super-rápida e de alta capacidade", disse Thierry Breton, comissário da UE para o Mercado Interno.

Os passageiros, normalmente, são instruídos a colocar dispositivos como celulares, computadores e smartwatches em modo avião ao decolar e durante o voo. Algumas aeronaves oferecem a possibilidade de uso de Wi-Fi, com limites e dependendo de equipamentos em solo.

Em alguns voos, os passageiros podem usar Wi-Fi para enviar mensagens de texto via internet.Em alguns voos, os passageiros podem usar Wi-Fi para enviar mensagens de texto via internet.Fonte:  Lukas Souza/Unsplash 

O modo avião era requerido por falta de conhecimento sobre como tais equipamentos afetam as aeronaves. A preocupação era de que os dispositivos poderiam interferir em sistemas automáticos de controle.

"O que foi descoberto com a experiência é que o risco de interferência é muito pequeno. A recomendação sempre foi que, uma vez em voo, os dispositivos devem estar no modo avião", explicou Dai Whittingham, executivo-chefe do Comitê de Segurança de Voo do Reino Unido, à BBC.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.