Detran RJ adota sistema eletrônico que envia multas por celular

1 min de leitura
Imagem de: Detran RJ adota sistema eletrônico que envia multas por celular
Imagem: Luis War/Shutterstock

O Detran do Rio de Janeiro anunciou, nesta quarta-feira (12), que adotou o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). A tecnologia permite que motoristas sejam notificados das multas pelo smartphone e possam realizar o pagamento com descontos de até 40%. O sistema está em funcionamento desde a última sexta-feira (7).

Para ter acesso ao SNE, o usuário precisa estar cadastrado no site gov.br e baixar o app da Carteira Digital de Trânsito (CDT) na Play Store (Android) ou App Store (iOS).

Com o aplicativo aberto, o motorista deve acessar o menu “Infrações” e habilitar a opção do SNE. Assim, se ele receber novas multas, elas serão emitidas de maneira eletrônica e não chegarão mais pelos Correios.

Detran RJ

Segundo o Detran RJ, ao receber a notificação em formato digital, o proprietário do veículo cadastrado pode gerar um boleto no próprio aplicativo. O desconto de 40% na multa só poderá ser aproveitado se o condutor reconhecer o cometimento da infração e desistir de interpor recursos.

Com a adoção do Detran carioca, agora já são 25 órgãos autuadores estaduais e 570 municipais que adotam o SNE. A plataforma já é utilizada em todas as rodovias federais desde 2018.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.