CES 2022: carros elétricos e conceitos ganham destaque na feira

3 min de leitura
Imagem de: CES 2022: carros elétricos e conceitos ganham destaque na feira
Imagem: Sony YouTube/Reprodução

Depois de muita expectativa e muitas novidades lançadas, termina nesta sexta-feira (8) a CES 2022. E dentre os destaques da feira, estiveram justamente os carros.

Foram apresentados veículos que mudam de cor, soluções de direção automatizada e conectividade, televisores e mais. Até uma empresa que não estava no setor decidiu anunciar que fará sua estreia em breve.

Por isso, o TecMundo preparou um material com as principais revelações do mercado automobilístico. Confira, a seguir, um resumão com as melhores informações sobre carros da CES 2022.

Carro camaleão

Um dos anúncios mais “diferentões” da feira de tecnologia foi feito pela BMW. A empresa apresentou o BMW iX Flow, um protótipo de SUV elétrico com “tinta eletrônica”, que usa corrente elétrica para modificar a pintura da carroceria. A ferramenta utiliza o mesmo princípio do E Ink, que está presente em dispositivos como o Kindle e o relógio Pebble.

De acordo com a montadora alemã, a pintura do veículo tem “milhões de microcápsulas com diâmetro equivalente à espessura de um fio de cabelo humano”, cada uma delas com pigmentos brancos de carga negativa e pretos com carga positiva. Elas se misturam, podendo formar as tonalidades branca, preta e cinza, as únicas disponíveis inicialmente.

Ao serem estimuladas por um sinal elétrico, as microcápsulas interagem e se acumulam na superfície, dando à carroceria do veículo uma nova coloração. A mudança de cor é feita acionando um botão. Apesar de muito legal a ideia, o projeto ainda está em andamento e não tem data para chegar ao mercado.

Cabine para carros autônomos

A LG apresentou durante a CES 2022 o LG Vision Omnipod, uma cabine para carros autônomos que pode se transformar em um espaço de trabalho, lazer e até mesmo uma loja de conveniências.

O produto pode se transformar em um escritório-móvel, um cinema (com direito a comes e bebes), bebidas e petiscos e tem até uma tela móvel de "meta-ambiência", com referência ao metaverso.

Carro chique e sem volante

A Cadillac, marca de carros de luxo, também deu as caras no evento com o seu Cadillac InnerSpace Concept. O veículo é praticamente uma sala de estar de uma casa chique, possuindo confortáveis poltronas (que podem ser usadas como sofá), descanso de pés e até uma tela curva.

Focando na tranquilidade dos passageiros, o carro é 100% autônomo e por isso não tem volante. Ou seja, a ideia é que as pessoas descansem e aproveitem os bons drinks enquanto o veículo segue de maneira autônoma para o destino.

PlayStation Car?

Pegando todo mundo de surpresa, a Sony anunciou na CES 2022 o SUV Vision S, um conceito de carro super tecnológico que tem 40 sensores dentro e fora “para monitorar a segurança”, permite até 7 passageiros, tem conexão 5G e mais.

O novo produto tem sensores em 360°, reconhece comandos de voz e gestos. Como não poderia deixar de ser, o carro terá conexão remota com consoles PlayStation e poderá rodar jogos em streaming. Para trabalhar em tudo isso, a gigante japonesa anuncia a Sony Mobility Inc., sua nova divisão focada em mobilidade.

Carro com monitor 8K

Além do BMW iX Flow, a montadora da Alemanha apresentou uma tela especial para carros. O painel tem nada menos que 31 polegadas, aspecto 32:9 e resolução 8K. Ele oferece suporte a serviços como o Amazon Fire TV e conta com uma experiência de som surround desenvolvida em parceria com o compositor Hans Zimmer.

Como se tudo isso não fosse o bastante, o carro ainda tem iluminações especiais que transformam o local em uma verdadeira sala de cinema futurista. Os entusiastas terão que esperar, porém, para ver o item em ação, já que tudo não passa de um conceito e não tem previsão para ser lançado.

Qualcomm Digital Chassis

A tradicional marca de chips Qualcomm anunciou ter fechado parcerias com marcas como a Volvo, Honda e Renault para fornecer novas soluções digitais para os veículos. O Qualcomm Digital Chassis é uma plataforma que fará com que os carros tenham direção automatizada, por exemplo.

A ferramenta também garante que os automóveis tenham o “Snapdragon Cockpit”, com processadores e soluções de software para sistemas de entretenimento, além de recursos de assistência ao condutor (Snapdragon Ride) e ferramentas de conectividade (4G, 5G, Wi-Fi, Bluetooth e GPS).

Galinha pintadinha no Volvo

A Volvo revelou que seus veículos terão acesso a vídeos do YouTube em breve. O serviço estará disponível para download no sistema de infoentretenimento, por meio da Google Play Store.

Além de assistir ao conteúdo audiovisual, a Volvo também contou que está planejando conectar seus veículos a qualquer dispositivo que tenha o Google Assistente. A ideia é tornar o carro uma extensão dos dispositivos inteligentes do Google.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.