Nova geração de 'aviões ecológicos' vai gastar 70% menos combustível

1 min de leitura
Imagem de: Nova geração de 'aviões ecológicos' vai gastar 70% menos combustível
Imagem: Reprodução

A startup norte-americana SE Aeronautics revelou um projeto ambicioso e pretende inaugurar "uma nova geração de aeronaves". Trata-se do SE200, avião de grande porte com características que podem ressignificar conceitos de eficiência, sustentabilidade, segurança e conforto, garantindo otimização inédita de custos operacionais.

O objetivo da SE Aeronautics é reduzir o consumo de combustível por passageiro em 70% e as emissões de CO2, em 80% graças às configurações desenvolvidas pela equipe que deu vida à novidade.

Lloyd Weaver, engenheiro-chefe da SE Aeronautics, explica que a asa leve e tripla, que melhora significativamente a sustentação sobre o arrasto, bem como aprimora suas capacidades de decolagem e pouso curtas (STOL), foi incorporada em material composto moldado em uma peça única e resistente. "Construímos tudo isso", comemora.

Além de acomodar 264 passageiros, o SE200 terá alcance ininterrupto de quase 17 mil quilômetros e, em comparação com outras unidades, o dobro de vida útil, demandando somente metade do custo geral do bloco de hora. "Essa aeronave será a solução mais prática, lucrativa e permanente para a tecnologia de aviões de passageiros de baixo desempenho atual", afirmou Tyler Mathews, CEO da startup.

Avião ressignifica eficiência, sustentabilidade, segurança e conforto.Avião ressignifica eficiência, sustentabilidade, segurança e conforto.Fonte:  Reprodução 

Futuro da aviação

Entre mais detalhes do SE200, bolsas autovedantes no topo da fuselagem armazenam o combustível, não as asas, e, em caso de pouso de emergência na água, a aeronave flutua. Um novo sistema de ventilação e de alimentação de ar nunca o recicla e reduz drasticamente o risco de exposição de passageiros a qualquer infecção, a exemplo da covid-19.

Por fim, o assento "inclinável" cria uma experiência de conforto que a classe econômica ainda não experimentou, como ressalta a SE Aeronautics, que promete: "O futuro da aviação na América mudará drasticamente. Revolucionaremos a indústria". O lançamento de modelos ainda maiores também está nos planos da companhia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.