40 min carregando? Essa estação troca baterias de elétricos em 10 min

1 min de leitura
Imagem de: 40 min carregando? Essa estação troca baterias de elétricos em 10 min
Imagem: Ample/Divulgação

A startup norte-americana Ample inaugurou três estações autônomas para a troca de bateria de veículos elétricos nesta semana. Acessível a todos os modelos, o processo é realizado em apenas 10 minutos.

Sem a necessidade do motorista sair do carro, a troca é realizada com a ajuda de robôs. Ao conectar-se à estação através de um app para celular, eles entram embaixo do automóvel e substituem a bateria sem carga por outra completamente carregada.

Modelo de estação autônoma desenvolvida pela Ample.Modelo de estação autônoma desenvolvida pela Ample.Fonte:  Ample/Divulgação 

A estação desenvolvida pela Ample pode ser instalada em qualquer lugar próximo a uma fonte de energia. Além disso, sua estrutura móvel não exige a perfuração do pavimento ou outra construção permanente para o funcionamento.

A área para recarga ocupa o espaço de duas vagas de estacionamento. Além de abrigar os robôs que realizam as trocas de baterias, no interior há um local para o armazenamento e carga das peças de reposição.

Ao realizar o processo em 10 minutos, o projeto da Ample se mostra mais eficiente do que uma estação “plug-in”, especialmente as mais rápidas. Isso porque a estrutura pode carregar as baterias fora do horário de pico, quando a demanda de energia está baixa.

Para uma breve comparação, as estações plug-in de carregamento rápido costumam ter longas filas em horários de pico. Além disso, o processo de recarga de uma bateria vazia até alcançar 80% de carga dura em média 30 minutos.

Modelo inspirado na China

Apesar de parecer estranho, a “carga” por troca de bateria em carros elétricos é bastante comum na China. Além das 452 estações semelhantes ao projeto da Ample espalhadas em todo o país, o governo prometeu construir novas áreas em seu plano de infraestrutura.

Para mais, a consultoria de mercado P&S Intelligence descobriu que os modelos que são carregados por troca de bateria têm uma vida útil 25% maior do que aqueles conectados diretamente. Fator que incentiva muitos motoristas a adotarem essa prática.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.