Maior fábrica de motores a diesel do mundo migra para elétricos

1 min de leitura
Imagem de: Maior fábrica de motores a diesel do mundo migra para elétricos
Imagem: PSA Peugeot-Citroen/Divulgação

A maior fábrica de motores a diesel do mundo passa por uma importante transição. Situada em Trémery, na França, a instalação da PSA Peugeot-Citroën está reduzindo a produção de motores a combustão para ampliar a fabricação de modelos elétricos.

Inaugurada em 2019, a fábrica produzirá 180 mil unidades de motores elétricos este ano. A longo prazo, o objetivo é fabricar 900 mil unidades por ano até 2025 e, ao atingir a meta, a instalação desenvolverá mais motores elétricos do que a combustão.

Instalação da PSA Peugeot-Citroen em Trémery, na França.Instalação da PSA Peugeot-Citroën em Trémery, na França.Fonte: PSA Peugeot-Citroen/Divulgação 

A transição está ligada às novas legislações que proibirão a venda de automóveis com motor a diesel até a próxima década. Por exemplo, diversos países da Europa estão facilitando a compra de carros elétricos com leis de incentivo e redução de impostos.

Nos próximos anos, diversas montadoras precisarão realizar mudanças graduais como a que está acontecendo na instalação da PSA na França. Assim, elas construirão modelos de motores de acordo com as necessidades do mercado.

“Há alguns anos tomamos a decisão de investir na transição energética e flexibilizar nossas fábricas. A instalação em Trémery é um grande exemplo dessa mudança”, declarou Yann Vincent, vice-presidente-executivo e diretor industrial da PSA.

Modelos de motores elétricos exigem menos colaboradores para serem produzidos.Modelos de motores elétricos exigem menos colaboradores para serem produzidos.Fonte: PSA Peugeot-Citroen/Divulgação

O lado negativo da transição

Infelizmente, a transição tem a desvantagem de colocar empregos em risco. Isso porque, diferente dos motores elétricos, os a combustão são mais complexos e exigem a participação de mais pessoas durante o processo de produção.

Por outro lado, a mudança gradual não promoverá grandes demissões. Nesse caso, como apontam os representantes sindicais, os trabalhadores que se aposentarem não serão substituídos por novos funcionários no chão da fábrica.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.