Em um artigo publicado recentemente por brasileiros na revista científica ChemElectroChem, pesquisadores brasileiros desenvolveram uma nova célula eletroquímica com o objetivo de realizar vários tipos de experimentos capazes de otimizar as fontes alternativas de energia.
Com a crescente compreensão de que a elevação na temperatura média do planeta é causada pela ação humana, e que uma dessas ações prejudiciais é a utilização de combustíveis fósseis, a busca por fontes de energia limpa, renovável e barata tem se intensificado, e uma alternativa viável são os dispositivos eletroquímicos, que transformam energia química em energia elétrica.
Nossos vídeos em destaque
Nesse sentido, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) desenvolveram uma célula eletroquímica para experimentos que permitem o acesso direto à dinâmica das reações eletroquímicas em tempo real, sob o ponto de vista atômico e molecular.
O que faz uma célula eletroquímica?
Fonte: ChemElectroChem/Divulgação
A célula eletroquímica consegue otimizar os materiais que compõem tanto as células de combustível e baterias (que convertem energia química em elétrica e a armazena) como os eletrolisadores, que convertem moléculas de baixo custo em outras mais atrativas economicamente, como água em gás hidrogênio, por exemplo.
A grande vantagem da "célula" criada é que faz um tipo de "tomografia", integrando infravermelho, luz visível e raios-X, permitindo uma visão multilateral do que está acontecendo com os materiais dentro das baterias, tanto as moléculas em solução nos eletrólitos quanto os eletrodos, supercapacitores e sensores eletroquímicos.
Um dos autores do artigo, Pablo Fernández, do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) explicou que o instrumento está sendo utilizado para estudar reações, como redução de CO2, divisão da água, oxidação da biomassa, entre outros. Essas informações facilitam o surgimento de "materiais avançados que possam contribuir com mais desenvolvimento econômico sustentável e ambientalmente correto".
)
)
)
)
)
)
)