Você sobreviveria a uma batida no 'carro mais perigoso do mundo'? [Vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Você sobreviveria a uma batida no 'carro mais perigoso do mundo'? [Vídeo]
Imagem: Global NCAP/Reprodução

Um acidente com um carro normal, mesmo equipado com os itens de segurança mais modernos, gera certo impacto nos ocupantes e pode deixar feridos e até mortos, então já imaginou como seria uma batida na caminhonete considerada "o carro mais perigoso do mundo"?

A picape Steed 5, da montadora chinesa Great Wall Motors, recebeu o título depois do teste de impacto do Global NCAP (New Car Assessment Program) por não contar com airbags nem freios ABS. Em cenários controlados, o veículo circulou a 64 km/h com três manequins: um representando o motorista, um no banco de carona e outro no banco traseiro.

O resultado foi uma colisão agressiva contra uma parede, atingindo os passageiros de todas as posições — que estavam presos apenas pelo cinto de segurança. A cabeça dos manequins é movimentada para a frente com muita força, e o motorista bate com violência no volante, provavelmente gerando graves lesões.

Todo o projeto está comprometido pela falta de segurança. Diante do resultado, é questionável até se a presença de um airbag poderia amenizar os danos e prevenir alguns ferimentos ou se pioraria ainda mais a situação. A Steed 5 tirou 0 no teste de impacto do Global NCAP e é o segundo veículo a conseguir o "feito", antes exclusivo do Suzuki S-Presso, carro vendido na África do Sul.

A versão de entrada do Steed 5 custa o equivalente a R$ 66 mil e foi atualizada com pacotes de segurança para impulsionar as vendas após o desastroso teste. De toda forma, você encararia uma picape dessas na estrada? Comente!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.