Veja como a Tesla fabrica baterias para seus carros elétricos

1 min de leitura
Imagem de: Veja como a Tesla fabrica baterias para seus carros elétricos
Imagem: Wikimedia Commons

O novo programa Super Factories, do Science Channel, que estreou na última quarta-feira (15), apresentou imagens raras do interior da fábrica da Tesla em Nevada, nos Estados Unidos, revelando alguns dos segredos por trás da produção de baterias que acontece por lá.

Geralmente receosa em mostrar alguns aspectos de seus negócios, principalmente em relação à fabricação das células de baterias para seus carros elétricos, desta vez a empresa de Elon Musk abriu as portas da Gigafactory Nevada. O vídeo mostra detalhes sobre o local, como o sistema de refrigeração personalizado e otimizado para ser sustentável.

Mas o principal destaque é o processo de produção de baterias da Tesla. O programa mostrou, por exemplo, o sistema de transporte maciço e elaborado que a companhia emprega na fábrica e a montagem das células, aparentemente para uma bateria Powerwall. Segundo o canal, são produzidas 13 milhões de células por dia, na instalação.

A Tesla não costuma mostrar a linha de produção das células de bateria.A Tesla não costuma mostrar a linha de produção das células de bateria.Fonte:  Science Channel/Reprodução 

Apesar de a linha de produção de baterias em Nevada ser bastante moderna, ela ainda não é o melhor que a empresa tem a oferecer, de acordo com o Super Factories. A fábrica da montadora em Fremont, na Califórnia, onde serão fabricadas as células das novas baterias da marca, mais baratas e duradouras (a promessa é de duração de 1 milhão de quilômetros), deverá se tornar a mais avançada da empresa.

Veja a Gigafactory Nevada por dentro

Inaugurada em 2016, a megafábrica da Tesla em Nevada é utilizada para a produção de baterias em parceria com a Panasonic. Ela conta, atualmente, com mais de 7,5 mil trabalhadores, e já teve a sua expansão cogitada algumas vezes, o que ainda não aconteceu.

No vídeo abaixo, é possível conhecer um pouco mais da instalação, com destaque para a produção das células de bateria. Confira:

O episódio completo pode ser visto no site do Science Channel.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.