Donos de carros elétricos temem falta de carregadores no futuro

1 min de leitura
Imagem de: Donos de carros elétricos temem falta de carregadores no futuro

Quase metade dos motoristas de carros elétricos (45%) se preocupa com a possibilidade de uma futura escassez de pontos de carregamento. É o que demonstra o NewMotion EV Drivers Survey 2020, a maior pesquisa anual voltada para esse tipo de veículo na Europa. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (18) durante o evento de 10 anos do NewMotion em Amsterdã.

Devido falta de estações de recarga nas cidades, 77% dos motoristas europeus afirmaram ter um ponto de carregamento em casa, enquanto 55% possuem essa opção em seus trabalhos. Entre aqueles que não se encaixam no primeiro cenário, 61% têm um carregador simples — que pode gerar riscos de segurança em relação à capacidade dos cabos e do próprio carregador dependendo da fiação doméstica.

A pesquisa ainda demonstrou que a transparência das estações de carregamento em relação ao preço tem sido uma questão para os motoristas. Enquanto 43% dos entrevistados afirmaram que sabem exatamente quanto vão pagar, dois em cada cinco motoristas já se depararem com um preço final diferente daquele divulgado pela estação.

Carros elétricos e economia de dinheiro

Resultado de imagem para carro elétrico carregando
(Fonte: Pplware/Reprodução)

Na Europa, onde esse veículos estão mais popularizados, 61% dos motoristas compraram um carro elétrico para economizarem dinheiro, visto que o abastecimento comum sai consideravelmente mais caro do que uma recarga elétrica.

Embora a grande maioria (81%) dos entrevistados tenham afirmado que se consideram “ecologicamente conscientes”, a contribuição para o meio ambiente foi um motivo pouco mencionado (10%) durante a pesquisa.

Apesar da insuficiência de estações de carregamento nas cidades europeias, a aderência a esse tipo de direção tem sido muito alta. Para se ter uma ideia, apenas 2% dos entrevistados voltariam a dirigir carros à gasolina e mais da metade (60%) espera que até 2030, a direção elétrica seja dominante.

De acordo com o CEO da NewMotion, Sytse Zuidema, a Europa atualmente vive uma fase de transição e, em breve chegará ao status de “adoção em massa” de carros elétricos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.