Novo design pode tornar banheiros de avião menos barulhentos

1 min de leitura
Imagem de: Novo design pode tornar banheiros de avião menos barulhentos

Pesquisadores da Brigham Young University, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo design para banheiros de avião que reduz o barulho da descarga. Ao aumentar a distância entre a válvula de descarga e o vaso sanitário usando um cano extra, o som característico pode ser diminuído entre 5 e 16 decibéis. A descoberta foi relatada pelos pesquisadores do Departamento de Física na publicação Proceedings of Meetings on Acoustics.

Atualmente, os banheiros de avião usam uma grande quantidade de sucção para transferir os dejetos, com um mínimo de água, para um tanque no qual tudo fica armazenado. A força da sucção pode mover a água e o ar em até 480 km/h, e qualquer ponto no qual haja uma obstrução, como a curva de um cano, resulta em muito barulho. Considerando o fato de que a tubulação conectando o tanque com o vaso sanitário normalmente tem um ângulo de 90° logo abaixo do vaso, a proposta dos físicos americanos também inclui uma curva mais gradual.

(Reprodução/Pexels)

De acordo com Scott Sommerfeldt, um dos pesquisadores responsáveis pelo modelo, já existem padrões para o som que os banheiros devem fazer, mas as companhias aéreas não os seguem nem há muita pressão para que o façam. “Agora, com a redução dos níveis de barulho na cabine, o som da descarga é mais notável, e os clientes estão reclamando”, ele completa.

Outra vantagem da descoberta dos físicos é que ela funciona com banheiros já existentes, pois bastaria trocar o cano em uma revisão, visto que a válvula e o vaso não precisam ser alterados. O modelo também poderia ser utilizado em banheiros de navio ou trem, bem como em projetos ecológicos para reduzir o gasto de água.

Os pesquisadores já deram entrada no pedido de patente do projeto e estão trabalhando com uma indústria parceira para levar a novidade ao mercado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.