Coreia do Sul cria solução para acidentes com viciados em celular nas ruas

1 min de leitura
Imagem de: Coreia do Sul cria solução para acidentes com viciados em celular nas ruas

A Coreia do Sul está testando uma faixa de pedestres high tech que emite luzes coloridas e piscantes e projeta raios laser na rua para alertar os chamados “smartphone zombies” quando eles se aproximarem. Smartphone zombie (smombie, no diminutivo) é um termo popular utilizado para designar uma pessoa que não consegue se desligar do smartphone nem quando precisa atravessar uma rua.

O sistema, desenvolvido pelo Instituto de Engenharia Civil e Tecnologia de Construção da Coreia do Sul (KICT, sigla em inglês), também usa radar e visão térmica para detectar a aproximação de carros e pedestres. Através de um app instalado no smartphone, os pedestres recebem uma mensagem de alerta que diz: “Espere. Um carro está vindo”.

Fonte: KICT

A Coreia do Sul viu a necessidade de implantar esse sistema ao perceber um aumento de acidentes envolvendo pessoas que perdem a atenção no trânsito por causa do uso de celulares, principalmente nos locais de travessia, já que tendem a acreditar que estão mais seguras devido à presença da faixa. Na internet, existem compilações de vídeos que mostram algumas dessas ocorrências, que vão de leves e engraçadas a sérias e preocupantes.

No momento, apenas uma faixa de pedestres desse tipo foi instalada em frente ao Hospital Ilsan Paik, da Universidade de Inje, na cidade de Ilsan. Jong-hoon, pesquisador sênior do KICT, disse que sua equipe está planejando expandir a tecnologia para outros locais e espera que toda a Coreia do Sul adote as faixas high tech. De acordo com a agência Reuters, cada instalação custa o equivalente a US$ 13.250.

Em outros países, a sinalização alertando os “zumbis” já é comum, mas nada é tão moderno. Em algumas cidades, existem até faixas destinadas ao tráfego exclusivo dos viciados em smartphone.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.