Professor-robô é a nova aposta dos jardins de infância chineses

1 min de leitura
Imagem de: Professor-robô é a nova aposta dos jardins de infância chineses

As escolas chinesas estão inovando no processo de aprendizado de crianças em formação. A mais recente novidade é o robô Keeko, um professor não convencional para alunos de jardim de infância, capaz de cobrir matérias como contar histórias e resolver problemas.

Projetado para ter uma aparência agradável para as crianças, Keeko é redondo e branco, com um corpo rechonchudo. O robô sem braços mede 60 centímetros, se locomove por meio de minúsculas rodas e também possui câmeras embutidas, permitindo que os usuários gravem diários em vídeo. A máquina custa US$ 1,5 mil e, aparentemente, é um sucesso entre as crianças da escola, segundo a AFP  inclusive, já existem outros Keekos implantados em 600 creches em todo o país.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Quando as crianças respondem às perguntas corretamente ou completam com sucesso os desafios apresentados por Keeko, ele exibe seus "olhos em forma de coração". Embora o minúsculo professor tenha sido bem recebido na maioria das vezes, um diretor de escola de Pequim apontou que Keeko ainda tem um longo caminho a percorrer antes de substituir completamente professores humanos. O gestor, no entanto, reconheceu que os robôs eram mais confiáveis que os humanos.

Segundo a Federação Internacional de Robôs, a China possui o maior estoque de robôs industriais do mundo: são cerca de 340 mil unidades em fábricas de todo o país envolvidas na fabricação e na indústria automotiva. Robôs também estão sendo desenvolvidos para entregar mantimentos, oferecer companhia aos idosos e assessoria jurídica  e agora, como esperam os criadores dos Keekos, a ideia é que atuem como educadores.

Essa iniciativa não é exatamente nova, é claro. Em 2010, a Coreia do Sul já utilizava robôs nas escolas para ensinar inglês para crianças.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.