Smart City Expo, maior do mundo sobre cidades inteligentes, chega ao Brasil

2 min de leitura
Imagem de: Smart City Expo, maior do mundo sobre cidades inteligentes, chega ao Brasil
Imagem: feiradeimoveispr

Curitiba vai receber a primeira edição brasileira do Smart City Expo, o maior evento do mundo dedicado ao tema das cidades inteligentes. O congresso começa na próxima quarta-feira (28) e vai até o dia 01 de março. Serão dezenas de expositores mostrando seus trabalhos em diversas áreas, o que inclui soluções urbanas, carros elétricos, robôs capazes de fazer exames de vista e várias outros.

Onde os principais representantes urbanos se reúnem para lidar com desafios e inspirar soluções

“A exposição dá aos participantes a oportunidade de ver projetos e tecnologias, além de conectar todos os pontos do ecossistema de uma cidade inteligente, pois é onde os principais representantes urbanos se reúnem para lidar com desafios e inspirar soluções. Isso possibilitará a criação de redes, vendas, apresentação de projetos e grandes oportunidades de negócio”, afirma André Telles, co-fundador e diretor do iCities, empresa curitibana que promove o Smart City Expo Curitiba com a chancela da FIRA Internacional, entidade do governo espanhol.

O Smart City Expo “original” acontece anualmente em Barcelona, na Espanha, e já foi exportada para várias partes do mundo. Além de Curitiba, no Brasil, várias outras localidades pelo mundo já realizam suas próprias edições, como Kyoto (Japão), Montreal (Canadá), Puebla (México), Casablanca (Marrocos), Istambul (Turquia), Bogotá (Colômbia) e recentemente em Buenos Aires (Argentina).

O que teremos?

O evento será dividido essencialmente entre palestras de grandes nomes da área e também com áreas de exposições. A Itaipu Binacional, por exemplo, vai mostrar um projeto de carros elétricos desenvolvido em conjunto com a Renault. A empresa francesa, que tem sua sede brasileira na região metropolitana de Curitiba, trouxe uma frota de veículos elétricos chamados Twizy para a Itaipu, que montou vários pontos de recarga e estacionamento que podem ser usados de forma compartilha por seus funcionários na fronteira entre Brasil e Paraguai.

curitiba

A Copel — companhia de distribuição de eletricidade do Paraná —, por sua vez, vai demonstrar um projeto de modernização da sua rede elétrica. A empresa instalou 15 mil medidores na cidade de Ipiranga, interior do PR, capazes de enviar as medições de consumo dos usuários diretamente para os postos da Copel, dispensando a visita de funcionários para realizar a medição. Esse tipo de recurso pode ser uma boa solução para medições em cidades pequenas e afastadas, ou mesmo em áreas rurais, onde os consumidores estão distantes um dos outros.

A startup brasileira mais valiosa da atualidade (mais de US$ 1 bilhão), a 99, também estará presente para falar sobre os dados que vem colhendo com seus serviços de transporte individual pelo Brasil, mostrando possíveis soluções para diminuir o trânsito pesado nos grandes centros urbanos.

O robô pode pré-avaliar um paciente e realizar testes para diagnosticar doenças como miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo

Por fim, teremos o “Adam Robô”, criado pela startup Prevention. O robô pode pré-avaliar um paciente e realizar testes para diagnosticar doenças como miopia, hipermetropia, presbiopia (vista cansada) e astigmatismo. "Acreditamos que a apresentação desta nova tecnologia no evento deverá impulsionar ainda mais o crescimento da Prevention e potencializar o surgimento de novos negócios", prevê Juliano de Moraes Santos, criador da empresa.

Serviço

O Smart City Expo acontece entre os dias 28 de fevereiro e 01 de março no Expo Renault, no Parque Barigui em Curitiba. Quem tiver a intenção de participar das palestras, precisa comprar um passaporte, mas, para apenas visitar a feira, a entrada é gratuita mediante credenciamento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.