Enel promove encontro para discutir o blockchain na indústria de energia

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Enel promove encontro para discutir o blockchain na indústria de energia

No dia 04/02, a Enel, multinacional italiana do ramo da energia elétrica, reuniu diversos influenciadores e um especialista para discutir como o conceito de blockchain pode ir muito além das criptomoedas e transformar também a indústria da eletricidade.

O Enel Focus On, como é chamado o evento, ocorreu em Santiago, capital do Chile, que também estava recebendo a Fórmula E (link para a outra matéria), categoria do automobilismo formada por carros 100% elétricos e que a Enel patrocina.

No evento, Joel Comm, especialista em blockchain, criptomoedas e também idealizador do Bad Crypto Podcast, trouxe para uma série de influenciadores o conceito e alguns exemplos de aplicação do blockchain em um segmento que, até então, parecia incomum. Joel reforçou que o conceito é um dos mais disruptivos na história da tecnologia, tanto quanto o surgimento dos smartphones e até mesmo da própria internet.

Comm

Como argumento, o especialista explicou que o blockchain, basicamente, permite dar o poder aos usuários de qualquer tipo de commodity, como é o caso da energia elétrica: o sistema todo poderá se tornar mais eficiente uma vez que o controle sobre o fornecimento da eletricidade fica na mão das pessoas e elas podem se beneficiar disso também caso tenham um excedente.

Outro aspecto importante que Comm levantou é que, uma vez instaurado, o blockchain torna toda a cadeia mais colaborativa e justa, visto que ela remove intermediários e as validações de transações feitas são bastante transparentes e estão disponíveis para que qualquer pessoa que faça parte dessa rede possa consulta-las a qualquer momento – tornando o sistema quase que integralmente à prova de falhas e alterações que possam prejudicar o restante dos participantes.

Comm

Essa descentralização pode trazer inúmeros benefícios financeiros e operacionais até mesmo para as companhias que hoje são o centro das distribuições de serviços do mundo, uma vez que elas também podem usufruir da segurança extra da rede enquanto fazem parte dela. Além disso, a medição de uso também se torna muito mais eficiente.

A revolução elétrica já começou

Falando sobre iniciativas na área de energia elétrica, especificamente, Comm trouxe diversos exemplos de empresas que estão negociando energia elétrica como uma commodity. Em edifícios ou casas que tem suas próprias fontes de geração de energia, como as equipadas com painéis solares, por exemplo, o excedente gerado pode ser retornado para a rede elétrica e isso gera um valor que é pago ao dono daquela instalação.

Comm ENel

Da mesma forma, caso algum outro participante da rede necessite de energia extra, ele pode compra-la quando precisar. Isso faz com que o controle sobre o consumo e o “reuso” da energia elétrica se torne possível sem a necessidade de alguma organização controlar todas essas operações – visto que, graças ao blockchain, tudo é validado entre todas as partes envolvidas no projeto e qualquer alteração no histórico precisa ser aprovado e registrado por 51% dos participantes.

O primeiro passo já foi dado pela Enel

A organizadora do Focus On já deu o primeiro passo para “testar” o blockchain: em outubro do ano passado, a empresa fez uma transação com a provedora alemã de energia Eon utilizando uma plataforma baseada na tecnologia que eliminou todo e qualquer intermediário.

O negócio foi feito em questão de segundos e de forma direta, a um custo mais baixo já que não houve a dependência de um atravessador para efetuar os trâmites da transação. Esse primeiro teste, segundo as empresas, vai permitir que o custo total das operações de fornecimento e consumo de energia reduzam significativamente.

Nós conversamos com o diretor global de comunicação da Enel, Ryan O’Keeffe, sobre essas iniciativas e se, em algum momento no futuro, veremos algo assim acontecendo aqui no Brasil.

O executivo explicou que não é possível dizer uma data específica, mas, sim, a expectativa é que esses projetos sejam aplicados de forma global em algum momento nos próximos anos. Ele ainda ressaltou que diversos projetos inovadores, inclusive, saíram da divisão brasileira da Enel e foram aplicados em outros países, então é possível até que alguma iniciativa seja criada aqui mesmo.

Ryan Okeeffe

Você pode conferir o Enel Focus On na íntegra, pela transmissão ao vivo que foi feita pelo Twitter da empresa:

O jornalista foi ao evento a convite da Enel Brasil

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.