Caminhões autônomos ainda não são uma realidade, mas já é possível controlá-los de forma remota para desempenhar algumas funções. A Mercedes-Benz mostrou isso com uma frota de veículos focados em remover a neve.

Eles ainda estão sendo testados, mas a ideia é aumentar substancialmente a produtividade com o uso de um Arocs 2045 controlado remotamente, graças à tecnologia Remote Truck Interface da marca, que além do controle também permite que dados sejam coletados. Tudo é monitorado por um sistema telemático, que inclui GPS e comunicação V2V (vehicle-to-vehicle).

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A Daimler está testando tudo no aeroporto de Pferdsfeld e explica que o caminhão que lidera a frota é controlado por um humano, que determina a ordem dos outros veículo durante o processo de remoção da neve. Tudo pode ser feito por até 14 caminhões.

“Isso faz com que as unidades de remoção operem com precisão por apenas um operador para remover a neve da pista seja crucial quando um clima extremo aparece sem aviso durante o inverno – e não há necessidade de planejamento de veículos ou pessoal adicionais”, explicou a empresa.

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O projeto está acontecendo em uma parceria entre a Daimler, a Lab1886 (uma incubadora de inovação do grupo) e a empresa que opera o aeroporto de Frankfurt, um dos mais movimentados da Europa. A ideia é expandir a direção autônoma e remota para caminhões que operam em outras atividades.