O Instituto Planet the Smart City e a StarBoost Academy, em parceria com a SG Desenvolvimento Ltda, abriu inscrições para o concurso Call for Talents StarPlanet. A chamada busca visionários, maiores de 18 anos, que possam contribuir com o desenvolvimento da Smart City Laguna, uma cidade inteligente que será construída em Croatá, localizada ao longo da BR-222, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará.

Os interessados que tiverem as melhores ideias com maior potencial de crescimento, diferencial, inovação e impacto social e ambiental terão a oportunidade de participar do curso de Company Creation, um treinamento com aulas online e presenciais com duração de 2 meses. Ao final, algumas dessas ideias poderão ser escolhidas para serem prototipadas e fazerem parte da plataforma tecnológica e do aplicativo Planet APP, que será utilizado para administrar os serviços ativos da Laguna.

“Procuramos até 10 pessoas visionárias, empreendedoras e inovadoras de todo o Brasil, a partir de 18 anos, que desejem enfrentar com motivação, empenho e constância, um percurso de aprendizagem aplicado ao desenvolvimento de iniciativas de alto valor tecnológico e social direcionadas a expressar novas formas de compreensão da habitação, comunidade e cidade”, diz a chamada.

Quem quiser participar do concurso, além da ter a idade mínima, deve inscrever ideias de negócios em estágio pré-operacionais, ou seja, que ainda não possuam registro (CNPJ) e faturamento.

As incrições podem ser feitas diretamente pelo site e vão até 15 de setembro de 2017. O interessado deve apresentar, ainda, a sua ideia inovadora por meio de vídeo no YouTube, de no máximo 2 minutos, e enviar os documentos solicitados no regulamento para o email institutoplanet@gmail.com.

Os projetos podem ter foco em serviços ligados aos cuidados com ambiente/gestão de rejeitos e da água; serviços de gestão e manutenção das habitações; de âmbito local ligados à família (cuidado com crianças, idosos e animais domésticos); que incentivem a micromobilidade; ou destinados aos segmento de alimentos, educação, lazer e atividade física e cultura.

Segunda etapa

Os selecionados vão participar do curso de Company Creation  o treinamento terá início em 25 de setembro e se encerra em 27 de novembro deste ano.

Os melhores talentos, selecionados por meio de critérios pré-estabelecidos, terão custeio de passagens aéreas ou terrestres e acomodação de responsabilidade da Planet, pela duração total do desenvolvimento do Business Plan (etapa final do curso), com acompanhamento de profissionais da StarBoost no período de 26 de novembro a 7 de dezembro, em Fortaleza.

Com metodologia Company Creation StarBoost, ou “aprender fazendo”, o curso aborda o processo de criação de uma nova iniciativa  basicamente o desenvolvimento de todo o plano de negócios. A ideia é abranger questões críticas para a criação de uma empresa, assessorando em todos os pontos mais importantes para garantir uma base jurídica sólida, estratégica e organizacional, bem como identificar oportunidades de mercado.

Ao final do curso, será organizado um evento de conclusão (“CCDay”) no início de dezembro, em que os melhores talentos poderão apresentar a própria ideia e o trabalho desenvolvido durante o curso. Uma comissão, composta por especialistas da StarBoost, do Instituto Planet e da SG Desenvolvimento, escolherá os melhores projetos.

Ao primeiro classificado do “CCDay” será oferecida uma viagem com estadia de duas semanas na Itália, para colaborar presencialmente na sede da Starboost Torino.

Laguna, a cidade do futuro

A definição de smart city é uma cidade inteligente que busca alcançar sustentabilidade, segurança e qualidade de vida, reduzindo custos de quem mora nela. A Laguna quer trazer exatamente esse conceito para a realidade.

A cidade, que terá cerca de 25 mil habitantes, contará com produtos e conceitos para torná-la, de fato, inteligente.

O objetivo do grupo SG Desenvolvimento, uma das responsáveis pelo projeto piloto, foi identificar, ao redor do mundo, áreas onde fosse possível instalar o projeto piloto da Smart City. A proximidade de Croatá com o Porto do Pecém, ZPE e da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), em conjunto com a Ferrovia Transnordestina, faz com que a cidade faça parte de uma importante via comercial e industrial e, consequentemente, atraia investimentos em virtude da sua potencial valorização. Por isso, ela foi a região escolhida para o desenvolvimento da Laguna.

Todos os detalhes do concurso de Company Creation estão no site

Para saber mais sobre a Smart City Laguna, visite a página do projeto.