Carros autônomos da Waymo agora abrem passagem para veículos de emergência

1 min de leitura
Imagem de: Carros autônomos da Waymo agora abrem passagem para veículos de emergência

A Waymo finalmente está testando na prática uma tecnologia que faz com que seus carros consigam identificar e abrir passagem para veículos de emergência, como caminhões de bombeiros e ambulâncias.

Uma patente da função havia sido garantida pela Waymo em 2016 e a empresa divulgou que agora os testes estão sendo conduzidos em parceria com o departamento de polícia e com o corpo de bombeiros do município de Chandler, no estado do Arizona.

A primeira parte foi identificar a movimentação desses veículos ao ultrapassar da Chrysler Pacifica da Waymo, para que o sistema autônomo consiga processar a melhor forma de fazer um movimento que seja esperado e previsível.

Os carros autônomos agora são capazes de “ouvir” os veículos de emergência a uma distância duas vezes maior que antes e o software também permite que o carro identifique de que direção as sirenes estão vindo – a partir disso, o carro da Waymo decide se precisa dar passagem ou parar em um cruzamento.

A parte interessante dessa história é que a identificação dos veículos é feita também pelo padrão e cores de luzes, então o software precisa ser capaz de se adaptar e, principalmente, discernir se é ou não um veículo de emergência, visto que alguns veículos de construção civil também usam giroflex na cor âmbar ou amarela.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.