Como serão as placas dos veículos do futuro?

2 min de leitura
Imagem de: Como serão as placas dos veículos do futuro?

Você já parou para se perguntar se os carros do futuro ainda terão ou precisarão ter placas convencionais, como vemos nos veículos atuais? A Mercedes-Benz resolveu se fazer essa pergunta e acabou descobrindo algumas tecnologias que estão sendo desenvolvidas para que as placas de metal que servem hoje para identificar os automóveis sejam substituídas por algo mais compatível com a era digital.

Uma das dessas tecnologias foi apresentada no Salão de Detroit de 2017 pela Reviver. O rPlate, produto da empresa, é um display de LCD que vai no mesmo lugar da placa, só que é equipado com GPS, acelerômetro, sensores de rádio frequência e acesso CAN bus.

Ele mostra um código de forma digital e que também permite que o veículo se comunique com as autoridades em tempo real – inclusive, a informação mostrada pode ser alterada pelo órgão responsável, por exemplo, para indicar quando o veículo for roubado ou que o motorista está com a carteira vencida.

Se não bastasse, quando o veículo está estacionado, o display pode ser usado como um pequeno outdoor para mostrar propagandas e, graças à função de geolocalização, essas ações podem ser customizadas para a área em que o carro está parado.

Quatro estados norte-americanos já estão testando o sistema de placas digitais. A expectativa, na verdade, é que sistemas como o do rPlate evoluam para que nem mesmo o display seja necessário: apenas a função de conectividade já seria o suficiente para identificar e atrelar um determinado veículo ao seu dono e/ou condutor.

A conectividade, inclusive, possibilita a integração com outros diversos serviços além do “Google AdSense para carros”, como é o caso de pagamentos por meios digitais para estacionamentos e outros serviços – é como um SemParar já integrado no mesmo sistema de identificação do seu veículo e que pode servir para pagar uma infinidade de coisas de forma rápida e descomplicada, como através do smartphone.

Outra evolução que a Mercedes levanta é que, em um mundo em que sua digital é utilizada para abrir, fechar e ligar os carros, é possível que essa mesma funcionalidade possa servir para ligar você a aquele determinado veículo.

Vale lembrar que os drones da DJI, por exemplo, já contam com um código de identificação digital que pode ser conferido de forma remota – exatamente como um projeto do governo norte-americano quer que seja o padrão para que as autoridades sejam capazes de vincular um possível drone envolvido em um ato criminoso a uma pessoa.

Se essa mesma identificação remota for possível com os carros, será que ainda precisaremos dos bons e velhos códigos estampados em pequenas placas de metal? Deixe sua opinião nos comentários!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.