Conheça a Kinetic Blocks, a 'tela robótica' do MIT

1 min de leitura
Imagem de: Conheça a Kinetic Blocks, a 'tela robótica' do MIT

O MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos EUA, acaba de apresentar um equipamento que pode ser descrito como um “display ou tela robótica”. Basicamente, há uma superfície em que os “pixels” podem se materializar e interagir com objetos que estejam em cima deles.

Essa invenção está sendo chamada de Kinetic Blocks e utiliza um Microsoft Kinect para mapear a área e identificar o posicionamento preciso dos elementos físicos acima de cada pixel. Com isso, um software é capaz de comandar os movimentos que você vê no vídeo a fim de mover objetos e até criar estruturas.

O software é bem inteligente e pode inclusive interagir com pessoas em tempo real. Note que, quando o Kinetic Blocks está dividido ao meio, ele replica com os blocos pretos os movimentos feitos pelo humano com os blocos vermelhos.

Para o futuro?

Acredita-se que, com mais avanço, esse tipo de criação poderia automatizar muitas outras atividades perigosas hoje desempenhadas por seres humanos. Podendo até mesmo expandir as capacidades de uma pessoa, replicando suas mãos em um ambiente radioativo, por exemplo, sem que ela tenha que de fato pôr as mãos ali.

Claro que nada disso está perto de acontecer, mas a criação do MIT é um passo fundamental par isso. Você pode conferir mais fotos e um outro vídeo sobre a tecnologia aqui e aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.