Site mostra frequência de uso de celulares em várias cidades do mundo

1 min de leitura
Imagem de: Site mostra frequência de uso de celulares em várias cidades do mundo

O laboratório SENSEable City, vinculado ao Instituto de Tecnologia de Massachussets (mais famoso por sua sigla em inglês, MIT) e a Ericsson uniram esforços para desenvolver uma ferramenta que interpreta informações referentes à telefonia celular. Batizado de ManyCities, o resultado do esforço conjunto das duas organizações foi capaz de compilar e organizar informações como o tráfego de SMS, quantidade de chamadas e volume de dados baixados em quatro cidades ao redor do mundo.

Entre os meses de abril de 2013 e janeiro de 2014, o ManyCities monitorou as cidades de Los Angeles, Nova York, Londres e Hong Kong e transformou todos esses registros em um mapa que pode ser visualizado nesse link. Todas as informações são anônimas, então não há como identificar nenhum número de telefone ou outra identificação específica, mas a escala dos dados permite especificar dados referentes a pequenas vizinhanças, por exemplo.

Há várias opções de interpretação no site, como a variação de uso de acordo com determinada área, com o horário, em feriados, etc. É possível também comparar dois locais de duas cidades diferentes, ou diferenciar ligações feitas de áreas comerciais das feitas de áreas residenciais – definidas de acordo com o horário em que as chamadas são realizadas.

O objetivo desse levantamento é entender melhor os padrões de atividade humana, e essas informações estão disponíveis para serem analisadas por qualquer um que se interesse pelo assunto. Isso poderia ser utilizado para diversos fins, como o planejamento e instalação de novas antenas para atender a demanda de ligações em determinadas áreas, por exemplo. Infelizmente, as informações não estão em tempo real, mas é provável que, em um futuro próximo, essa funcionalidade seja aplicada ao site.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.