Review: Mini PC Ultratop NUC PPB com Intel Core-i5

2 min de leitura
Imagem de: Review: Mini PC Ultratop NUC PPB com Intel Core-i5

Os mini PCs surgiram como uma forma interessante de instalar computadores na sala de estar e em escritórios. Usar o Windows de forma portátil permite que você monte facilmente um media center e seja muito mais cômodo assistir a filmes, por exemplo.

A Centrium está lançando no Brasil a nova linha de PCs Ultratop baseados no Intel NUC. Nós testamos uma versão bastante potente do sistema com processador Intel Core i5, 16 GB de memória RAM e um HD com 1 TB de armazenamento. Será que vale a pena investir nele?

Design

O design dele é semelhante ao do NUC original. Ele traz uma moldura especial com encaixe no padrão VESA para integrar em televisores. O botão power fica localizado na parte de cima do mini PC. Na frente, duas portas USB 3.0 de fácil acesso, além de entrada para fones de ouvido ou caixas de som.

A parte traseira traz o conector de força e duas saídas de vídeo: mini-display port e mini-hdmi. Além do WiFi integrado, é possível usar um cabo ethernet para se conectar à rede. Aqui também há mais duas portas USB 3.0.

Hardware

Parte do kit é vendida pela própria Intel, com placa-mãe e processador Intel Core i5. Já os componentes de memória RAM e HD são montados pela Centrium.

Com um ótimo hardware, o mini PC apresenta um desempenho muito bom. Nós fizemos testes para as mais diversas finalidades: usá-lo como central de mídia; ferramenta de escritório, com softwares de produtividade; e até para jogar alguns games.

Desempenho

Obtivemos um desempenho muito bom no Windows 10, que não travou em nenhum momento e teve uma inicialização rápida. A navegação por sites com o Microsoft Edge também foi suave e não engasgou – tanto em sites com textos e imagens quanto durante um vídeo do YouTube.

Testamos ferramentas de escritório, como suítes de aplicativos Office, e pudemos comprovar que tudo funciona de forma leve, desde a edição de planilhas até o processamento de textos.

O próximo passo foi ver como ele se sairia como um Media Center, para ver filmes e séries na sala de estar, por exemplo. Tudo foi reproduzido perfeitamente, sem problema algum.

O teste final foi executar games e ver até quanto o chip gráfico interno daria conta. O primeiro foi Braid, um jogo leve de puzzle e plataforma, que não travou nada. O próximo jogo foi The Sims 4, que requer um pouco mais. Apesar do bom desempenho, foi necessário deixar em uma configuração média-baixa para ficar liso.

Passamos então para jogos mais pesados, como Tomb Raider. Mesmo deixando em gráficos médios-baixos, ele ficou um pouco lento, mas com um belíssimo visual. Por último, rodamos Star Wars Battlefront. Como os gráficos altos tornaram impossível a jogatina, baixamos bastante para ver se ele ficaria mais jogável e até conseguimos – mas o visual ficou um pouco prejudicado.

Vale a Pena?

O Mini PC é uma excelente solução para quem procura um desktop portátil para utilizar como central de mídia ou com suítes de aplicativos de escritório. Em todos os testes que fizemos, os resultados foram bastante positivos. Ele dá conta tranquilamente do recado, seja para navegar na web, usar aplicativos leves ou assistir a filmes.

Os computadores NUC da Centrium com Windows podem ser encontrados por preços que se iniciam nos R$ 1,8 mil, mas a versão com 16 GB de RAM e 1 TB de HD ultrapassa a casa dos R$ 2,5 mil. Assim, dependendo da sua necessidade, você pode optar por versões mais básicas ou pensar em uma solução um pouco mais barata.

Esse produto pode ser adquirido na loja virtual da Aldo Componentes Eletrônicos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.