menu
Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Minha Série
Minha Série

Stranger Things Temporada 5 foi iniciada sem roteiros prontos

O documentário oficial de Stranger Things 5 revelou grande segredos sobre os bastidores da série

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

schedule12/01/2026, às 17:15

updateAtualizado em 12/01/2026, às 17:18

Lançado nesta segunda-feira (12) pela Netflix, o documentário Last Adventure: The Making of Stranger Things 5 confirmou algumas das suspeitas dos fãs da série. Nele, os criadores Irmãos Duffer admitem que iniciaram a gravação dos últimos episódios sem ter todos os roteiros finalizados.

Segundo eles, a situação chegou ao ponto de que até mesmo o capítulo final começou a ser produzido sem estar totalmente escrito. No entanto, os criadores do show afirmam que esse não foi um problema porque sempre tiveram a certeza sobre a maneira como a história deveria terminar.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Stranger Things 5 foi escrito com tempo apertado

Em um dos trechos do documentário, Matt Duffer aparece falando a seu elenco que sabe como Stranger Things vai terminar. Ao gravar a cena na qual Karen (Cara Buono) e Holly (Nell Fisher) são atacadas, o cocriador da série explica que ainda tem que escrever as cenas finais, e só não fez isso porque seu tempo era apertado.

  • O documentário não lida com o fato de que, entre as duas temporadas finais do show, se passou um intervalo de três anos na vida real;
  • Em contrapartida, ele mostra que, no dia 117 da produção, os roteiros do Capítulo 8 ainda não estavam completos;
  • Em certo ponto, a assistente de produção Montana Maniscalco afirma que as gravações da parte final já foram iniciadas, antes de ela ser totalmente escrita;
  • “Nunca li o 8 totalmente, e estávamos o filmando”, explica Matt Duffer em certo ponto. “Nunca fiz algo assim antes. É tão estranho estar pulando de cabeça no 8... Eu não amo isso. Não amo isso”;
  • Em outro momento, ele afirma que estava sofrendo pressões da Netflix para garantir que o roteiro seria bom. Ao mesmo tempo, ele explica que está tendo que lidar com muito “barulho” em relação ao final da série.

Para muitos fãs de Stranger Things, a situação ajuda a explicar os motivos pelo qual a série teve um final insatisfatório. Entre os nomes conhecidos da indústria que criticam publicamente projetos que são iniciados sem roteiros prontos está James Gunn, chefe da DC Studios. Para ele, histórias que são feitas na base da improvisação são um dos elementos que está ajudando a matar o cinema e a diminuir o interesse do público.

Stranger Things foi finalizado sob muita pressão

Em outro momento do documentário, Finn Wolfhard, que dá vida a Mike, explicou que o final de Stranger Things foi produzido sob grande pressão. Segundo ele, todo o processo envolveu um ano no qual toda a equipe responsável esteve nervosa e ansiosa. “Foi uma tortura”, afirmou.

Stranger-Things-Temporada-5-Roteiros-Inacabados-Netflix-01.jpg
O final de Stranger Things continua a gerar polêmicas. Imagem: Divulgação/Netflix

Last Adventure: The Making of Stranger Things 5 também mostra o momento no qual o roteiro do episódio final finalmente é finalizado. Nesse contexto, Matt Duffer afirma que o produto final é resultado do maior tempo que ele e seu irmão passaram juntos com a equipe de escritores da série.

A revelação feita pelo documentário deve reacender os debates sobre o final do show, que continua a dividir opiniões. Muitos fãs descontentes com o destino de Vecna e Onze inclusive chegaram a criar uma teoria sobre um “final escondido”, no qual os eventos do capítulo liberado no dia 31 de dezembro seriam desmentidos.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

star

Continue por aqui