Minha Série

Diretor de Superman, James Gunn afirma que roteiros incompletos estão matando o cinema

Para James Gunn, o público quer ver filmes completos e que possuam histórias interessantes.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

18/06/2025, às 14:45

Principal mente criativa dos DC Studios, James Gunn participou de vários filmes de sucesso envolvendo super-heróis antes de chegar a esse ponto. Trabalhando atualmente na divulgação do novo Superman, ele afirmou que o mundo do cinema está morrendo porque executivos aprovam projetos antes de ter roteiros prontos.

Antes de comandar o filme do grande super-herói, Gunn dirigiu a trilogia dos Guardiões da Galáxia para a Marvel e uma adaptação do Esquadrão Suicida, todos projetos de sucesso. Em uma entrevista à Rolling Stone, ele afirmou que está usando seus aprendizados pessoais e usando seus poderes atuais para recuperar a reputação de Hollywood.

Público não perdeu interesse pelo cinema, afirma James Gunn

Diretor-Superman-James-Gunn-Roteiros-Cinema-02.jpg

O diretor também explicou acreditar que o público em geral não perdeu o interesse pelo cinema, mas sim por filmes pouco satisfatórios. “Não é porque as telas de casa ficaram tão boas. A razão número um é porque as pessoas estão fazendo filmes sem um roteiro finalizado”.

  • Gunn afirmou que já chegou a matar um projeto da DC Studios porque a história não estava finalizada;
  • “Todos queriam fazer o filme, ele foi aprovado e estava pronto para avançar. O roteiro não estava pronto. E eu não podia fazer um filme cujo roteiro não era bom”, explicou;
  • Ele também afirmou que Supergirl, Lanterns e Clayface só foram aprovados porque têm boas histórias;
  • Gunn explicou que se beneficia muito do fato de que a Warner Bros. não o obriga a cumprir cotas de lançamentos dentro do universo DC.

É justamente esse último ponto que permite que o atual co-CEO da DC Studios tenha a liberdade para avaliar bem roteiros antes de prosseguir com um projeto. Ele observou que, enquanto trabalhava para a Marvel, a necessidade de produzir conteúdos em ritmo frequente acabou prejudicando seu trabalho.

O diretor explicou que, durante o lançamento da Disney+, a empresa estava muito focada em aumentar seu número de títulos. “Isso não foi justo. Não foi certo. E isso matou eles”, explicou. A própria Disney reconheceu isso e, em tempos recentes, tem apostado em séries de heróis mais espaçadas entre si.

Diretor busca pela maior qualidade possível

Durante a mesma entrevista, James Gunn afirmou que sua missão na DC Studios é criar projetos com a maior qualidade possível. Ao mesmo tempo, ele admitiu que nem todas as suas apostas vão dar certo e que há chances de que algumas séries ou filmes não agradem ao público.

Diretor-Superman-James-Gunn-Roteiros-Cinema-01.jpg

“Obviamente vamos fazer algumas coisas boas e outras não tão boas, mas esperamos que, na média, tudo vai ter a maior qualidade possível. Nada vai em frente sem ter um roteiro com o qual estou pessoalmente feliz”, declarou. Enquanto Superman tem estreia marcada para julho deste ano, o projeto envolvendo Supergirl também está bastante avançado.

No entanto, a DC Studios só pretende lançar a próxima história em algum momento de 2026. Entre os projetos que já estão em produção estão filmes de Batman (The Brave and the Bold) e da Mulher Maravilha, além da segunda temporada das séries O Pacificador e Comando das Criaturas.

Gunn também revelou que o Homem-Morcego atualmente é seu maior desafio. Ele explica que o personagem é muito importante para a DC, mas não pode ser apresentado de qualquer forma. O mesmo acontece com o reboot de Mulher Maravilha, que também é bastante relevante para o futuro da empresa.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.