Com pai de Joel, The Last of Us Temporada 2 muda cena importante do game para melhor no episódio 6
A cena da varanda de The Last of Us ganhou uma camada extra de emoção no episódio 6 da segunda temporada! Entenda alteração realizada na série

Por Mateus Mognon
19/05/2025, às 10:48

O episódio 6 da segunda temporada de The Last of Us estreou neste domingo (18) na HBO Max trazendo cenas emocionantes do game para a telinha. O penúltimo capítulo volta no tempo e revive diversos aniversários de Ellie ao lado de Joel na cidade de Jackson, aprofundando a relação dos personagens.
Além disso, a série também revive a cena da varanda, uma das mais emocionantes do game, em que Ellie e Joel conversam após uma briga, antes de momentos decisivos que mudam suas histórias para sempre. No entanto, a série fez uma grande mudança nesse momento, e a alteração acabou trazendo ainda mais peso e emoção para a história.
Você notou a diferença da cena da varanda em relação ao jogo The Last of Us? Vem com a gente para entender o que rolou e porque a cena ficou ainda melhor na série do que no jogo. Mas fique atento
Uma frase muda muita coisa na cena da varanda
Assim como no game, a cena da varanda na série de The Last of Us marca a última conversa entre Joel e Ellie. O momento é recheado de emoção e frases marcantes, ocorrendo logo após Joel confrontar Seth na festa de final de ano de Jackson, quando Dina beija Ellie.
Tanto no jogo quanto no game, a cena começa com a dupla conversando sobre o café de Joel e a relação de Dina e Ellie. Em seguida, o papo fica mais pesado, com Ellie confrontando seu pai adotivo sobre os acontecimentos em Salt Lake City.
Joel confirma que matou os Vaga Lumes para salvar Ellie, enquanto a garota diz que pode jamais perdoá-lo por essa ação. Então, Joel fala que se voltasse no tempo, faria tudo exatamente igual.

Enquanto a cena é repleta de emoção no jogo, a série muda tudo adicionando uma frase a mais. Joel fala que ama Ellie de um jeito que ela talvez nunca entenda, e que se um dia ela tiver um filho, espera que ela “seja um pouco melhor” do que ele.
Frase extra de Joel na série traz relação com pai do personagem
A mudança realizada na série adiciona uma carga extra de emoção na cena da varanda, pois conta com uma conexão com o pai de Joel. No início do episódio 6 da segunda temporada, somos levados aos anos 80, quando o protagonista e seu irmão, Tommy, são presos após se envolverem em uma confusão envolvendo drogas.
Em seguida, a série apresenta Javier Miller, interpretado por Tony Dalton, policial que é pai da dupla. Ele chega em casa pedindo explicações para Joel sobre a apreensão, que também envolveu a agressão de um jovem. Joel, então, assume a culpa de tudo para defender Tommy e confronta seu pai, dizendo que ele não vai bater no irmão mais novo.
“Quando for a sua vez, espero que seja melhor que eu.”
Em seguida, o pai vai até a geladeira, pega duas latas de cerveja e inicia uma conversa emocional com Joel. Javier conta que já roubou uma barra de chocolate, quando tinha 10 anos, e foi agredido com tanta força por seu pai que teve o maxilar fraturado. “Sua vó achou que eu tava morto”, diz o personagem.
Javier então diz que mesmo sendo agressivo com os filhos, jamais chegou ao ponto de ser tão duro quanto seu pai. “Estou fazendo um pouco melhor do que meu pai fazia”, relata Javier, emocionado. “Quando for a sua vez, espero que seja melhor que eu.”

A frase mostra que o ensinamento de Javier Miller esteve presente na vida de Joel, e seu retorno na cena final do episódio garante mais peso para a narrativa. E tudo isso ocorre de maneira original, estendendo a experiência dos games.
Episódio mostra Joel sendo “um pai melhor” para Ellie
Além de aparecer na cena da varanda, a frase do pai de Joel também ressoa durante todo episódio 6 da temporada 2. O flashback mostra o personagem comemorando diversos aniversários de Ellie em Jackson, sempre tentando agradar sua “filha”.
A sequência inclui cenas icônicas dos games, incluindo o momento em que Ellie sobe em uma estátua de dinossauro e o museu espacial, quando entram em uma nave que já esteve no espaço. Após ele “viajar” como astronauta, Joel até pergunta se “mandou bem”, buscando a aprovação da garota.
No entanto, com o passar do tempo, vemos a relação dos dois personagens desmoronando, ao passo em que Ellie fica mais adulta e se questiona sobre tudo que aconteceu em Salt Lake City. O ápice de tudo ocorre com a morte de Eugene, que finalmente foi revelada em detalhes no episódio 6.
- Veja também: Série de The Last of Us traz grandes mudanças em relação ao game! Veja diferenças na segunda temporada
O que esperar do futuro da série?
O episódio 6 da segunda temporada marca a despedida de Joel da série de The Last of Us. A partir de agora, o foco da narrativa será totalmente na vingança de Ellie, que perdeu a chance de se reconectar com seu pai adotivo após ele ser morto por Abby.
Agora, resta aguardar pelo último episódio da segunda temporada, que vai ao ar no domingo, 25 de maio. A HBO Max já divulgou um trailer do capítulo final, mostrando que teremos mais confrontos em Seattle envolvendo os Serafitas e a WLF, o que deve colocar Ellie cada vez mais perto de Abby e seus aliados.
E aí, ansioso para conferir o desfecho da segunda temporada de The Last of Us?

Por Mateus Mognon
Mateus Mognon é jornalista formado pela UFSC com mais de 10 anos de experiência no mercado online. Editor no site do TecMundo, gerenciando os cadernos do Voxel (games) e do Minha Série (entretenimento).
Minha Série é um canal de entretenimento do TecMundo. Trazemos novidades incríveis sobre séries e filmes que estão na hype em todo o mundo.