menu
Logo Minha Série
Minha Série

Prime Video lança filme dublado por IA e resultado terrível rende críticas! Veja trecho

O Silêncio de Marcos Tremmer chegou à Prime Video com dublagens em português e inglês feitas pela inteligência artificial

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

schedule28/02/2025, às 14:03

Dirigido por Miguel Garcia de la Calera, O Silêncio de Marcos Tremmer é um filme produzido na República Dominicana que conta a história de um publicitário bem-sucedido que descobre ter uma doença mortal. No entanto, não é por seu roteiro que o filme adicionado recentemente ao catálogo do Prime Video está ficando conhecido — mas sim por sua dublagem feita por inteligência artificial.

Pouco após o longa-metragem entrar no catálogo do streaming, uma cena de sua versão em português brasileiro começou a chamar a atenção. Nela, vemos frases com entonações completamente estranhas, bem como uma mixagem de áudio que parece totalmente deslocada da história.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Filme da Prime Video usou IA na dublagem para outros idiomas

Além de a versão em português brasileiro ter usado a inteligência artificial em sua dublagem, o mesmo aconteceu nas versões em inglês e em português de Portugal. Em todas elas o resultado é no mínimo questionável, dando a impressão de que um assistente como o do Google está lendo as falas.

Os principais problemas das adaptações de O Silêncio de Marcos Tremmer não são nem a tradução de falas, mas sim a atuação. Ao contrário do que acontece com o trabalho de dubladores e atores profissionais, os sistemas automatizados usados pelo longa-metragem não se preocupam com questões como entonação ou expressividade.

Felizmente para os assinantes do Amazon Prime Video, ainda é possível assistir à história com seu áudio original em espanhol acompanhada por legendas. No entanto, o “trabalho” feito em suas traduções parece um prenúncio de que a plataforma não vai demorar a ser inundada por outros trabalhos com a mesma qualidade duvidosa.

Prime-Video-Filme-Dublado-IA-Terrivel-01.jpg

Vale notar que a plataforma, assim como outros streamings que atuam no Brasil, já vem usando técnicas de inteligência artificial para a geração automática de legendas. Isso quando o trabalho gratuito feito por fãs não acaba sendo usado sem permissão — muitas vezes mantendo inclusive os créditos originais, sem nenhuma revisão.

Problema parece ser responsabilidade da distribuidora do filme

Ao que tudo indica, a decisão de usar a inteligência artificial para dublar O Silêncio de Marcos Tremmer foi da distribuidora Batata Films. Baseada na Argentina, a companhia parece ter um tamanho pequeno e sequer possui um site oficial, mantendo um canal no YouTube com somente 385 inscritos — e sua página no Facebook tem só 138 seguidores.

Além da empresa, a Amazon Prime Video também acabou virar alvo de críticas por ser o serviço que, em última instância, decide ou não aprovar as obras que entram em seu catálogo. Em redes sociais como o X, a dublagem semiamadora conseguiu unir tanto profissionais da área quanto o público em geral, que compartilham uma opinião negativa sobre o resultado final.

E aí, qual a sua opinião sobre o assunto? Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

star

Continue por aqui