Cassandra: 8 filmes e séries parecidos sobre IA

Imagem de: Cassandra: 8 filmes e séries parecidos sobre IA

A Alemanha é a casa de grandes produções de sucesso na Netflix, e a nova série Cassandra é mais uma prova disso. Com temática de suspense e ficção científica, a trama acompanha uma casa inteligente altamente avançada que, em vez de facilitar a vida dos moradores, se torna uma ameaça mortal.

A premissa combina tecnologia de ponta com um clima de terror psicológico, explorando o que pode dar errado quando a inteligência artificial ultrapassa os limites do controle humano. Algo bastante discutido atualmente.

E, se você já assistiu a obra e deseja embarcar no universo das IAs a partir de outras sugestões, nós do Minha Série preparamos uma lista com filmes e séries parecidos com Cassandra. Continue a leitura para conferir!

1. Black Mirror (Netflix)

Ninguém melhor para abrir essa lista que a aclamada série Black Mirror, que é a escolha perfeita para quem gostou de Cassandra. Cada episódio apresenta uma história independente sobre os impactos da tecnologia na sociedade, muitas vezes levando a consequências assustadoras.

Desde casas inteligentes até inteligências artificiais manipuladoras, a série já mostrou diversos cenários que poderiam facilmente se encaixar no universo de Cassandra.

Pôster de Black Mirror, onde várias TVs estão amontoadas uma sob as outras.
Black Mirror é uma das séries mais aclamadas ao tratar de assuntos tecnológicos e IA.

Todas as temporadas de Black Mirror estão disponíveis para assistir na Netflix. E a melhor parte: novos episódios da antologia que mistura terror e tecnologia estão chegando em breve — e eu estou torcendo para as novidades serem melhores que a temporada anterior.

2. Ex Machina: Instinto Artificial

O filme Ex Machina explora a relação entre humanos e inteligência artificial de forma envolvente e perturbadora. Na trama, um jovem programador é convidado para testar uma nova IA revolucionária, que se revela mais complexa e imprevisível do que o esperado.

Duas pessoas lado a lado, homens, e uma humanóide no meio.
Ex Machina aborda a relação humana com as IAs.

Assim como em Cassandra, é questionado os limites da tecnologia e da consciência artificial com a relação humana.

O longa-metragem já passou por diversos streamings, mas hoje só está disponível para aluguel digital em plataformas como Amazon Prime Video, Apple TV e Claro Video. Com preços partindo de R$ 6,90, o filme definitivamente vale cada centavo.

3. Love, Death & Robots

Essa antologia animada da Netflix reúne histórias curtas que abordam temas futuristas e tecnológicos, muitas vezes com um tom sombrio.

Assim como Cassandra, vários episódios exploram os perigos da inteligência artificial e os impactos da automação na vida humana. Cada episódio também apresenta um estilo visual único, tornando a experiência ainda mais envolvente para quem é fã de ficção científica.

A imagem é do filme Love, Death & Robots e mostra uma personagem atrás da porta com expressão assustada.
Love, Death & Robots é uma animação sobre questionamentos para com a IA.

Love, Death & Robots está disponível para assistir na Netflix. Para quem é fã de games, os criadores da obra também lançaram Nível Secreto, que expande a história de jogos famosos em uma série antológica no Prime Video.

4. Better Than Us

Depois de viajar para a Alemanha em Cassandra, que tal ir para a Rússia com a série Better Than Us? A produção se passa em um futuro onde robôs humanoides fazem parte da vida cotidiana, até que um modelo avançado se torna alvo de perseguição por ser capaz de matar para se proteger.

Fundo branco, em que temos um humano e uma humanóide no pôster.
Better Than Us traz a convivência entre humanos e humanóides.

Assim como Cassandra, a série aborda o medo do desconhecido e os dilemas morais da convivência com máquinas cada vez mais inteligentes. Better Than Us está disponível para assistir na Netflix. Apesar de ser uma produção russa, a série pode ser assistida com legendas e dublagem em português brasileiro.

5. I Am Mother

O filme I Am Mother apresenta um mundo pós-apocalíptico onde uma jovem é criada por um robô chamado "Mãe" dentro de uma instalação subterrânea. À medida que a história avança, segredos sombrios sobre a inteligência artificial vêm à tona, criando uma atmosfera de suspense e mistério semelhante à de Cassandra.

No fundo, temos o rosto de duas mulheres, enquanto na frente é possível ver um robô com um bebê no colo.
I Am Mother é um filme que traz revelações sombrias sobre a IA.

Assim como a série alemã, o longa-metragem está disponível para assistir na Netflix atualmente e vale super a pena conferir!

6. Jung_E

O filme sul-coreano Jung_E apresenta um futuro distópico onde a consciência de soldados mortos é transferida para robôs de combate.

Com reflexões sobre a perda de identidade e os perigos da dependência da tecnologia, a produção traz elementos similares aos de Cassandra, especialmente no que diz respeito às implicações éticas do avanço da inteligência artificial.

Pedaço do corpo de um robô humanóide em uma atmosfera sombria.
O filme de ficção científica, “Jung_E”, está disponível na Netflix.

Se você gosta de ficção científica, produções asiáticas e ação, o longa-metragem está disponível para assistir na Netflix. Confira também o que é ficção e o que é realidade em Jung_E.

7. Resistência

Um dos filmes mais recentes da lista, o longa-metragem Resistência (The Creator) mostra a humanidade enfrentando uma guerra contra máquinas dotadas de inteligência artificial após uma grande explosão nuclear.

Imagem do filme "The Creator", onde humanos coexistem com robôs.
Pôster do filme “Resistência”, de 2023.

O filme mistura ação e ficção científica, explorando os dilemas morais sobre a coexistência entre humanos e robôs. Assim como Cassandra, a trama levanta a questão: até que ponto a IA pode ser confiável?

Indicado ao Oscar por seus efeitos visuais, a obra de ficção científica pode ser assistido atualmente no streaming Amazon Prime Video.

8. Eu, Robô

Clássico da ficção científica moderna, o longa-metragem Eu, Robô apresenta um futuro onde androides convivem pacificamente com humanos, até que um assassinato envolvendo um robô levanta dúvidas sobre a segurança dessa relação.

O filme, inspirado na obra de Isaac Asimov, traz questionamentos sobre a ética da inteligência artificial e a confiança que depositamos nela, assim como Cassandra.

Clique do filme "Eu, Robô". Will Smith aparece cercado de humanóides enquanto segura uma arma.
o filme Eu, Robô aborda a ética da IA.

Atualmente, Eu, Robô pode ser assistido via streaming no Disney+. Apesar da recepção medíocre da crítica, vale a pena dar uma chance ao longa-metragem com Will Smith pelo seu impacto cultural, principalmente na época de seu lançamento, e os temas abordados na obra.

Após assistir Cassandra na Netflix, você pretende dar uma chance para os filmes e séries da lista? Deixamos passar algum longa-metragem ou seriado que você curte com temática de ficção científica? Comente no perfil do Minha Série no Instagram!

Cupons de desconto TecMundo:

Quer receber as melhores ofertas do TecMundo no WhatsApp?

Siga o nosso canal de ofertas!

Seguir e economizar
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.