Correios devem estrear em maio novo sistema de notificações por SMS

Imagem de: Correios devem estrear em maio novo sistema de notificações por SMS

(Fonte da imagem: Reprodução/G1)

A partir de maio deste ano, começará a funcionar em todo o país o novo sistema de envio de SMS dos Correios. Em um primeiro momento, a novidade será usada com o intuito de avisar que uma correspondência foi entregue ao destinatário — no futuro, o plano é que o serviço seja utilizado para mudar datas e locais em que cartas e encomendas devem ser entregues.

“Em maio deste ano, a gente já vai mandar esse recado ao destinatário”, afirmou ao G1 o vice-presidente de Tecnologia e Infraestrutura dos Correios, Antonio Luiz Fuschino. Atualmente em fase de testes, o sistema exige um cadastro no site da instituição, o que possibilita o recebimento de mensagens de texto indicando quando um item chega a seu destino.

Fuschino afirma que o sistema responsável pela coleta de números de contato do destinatário e do remetente dos pacotes já está pronto para ser utilizado pela população. Para que o sistema passe a funcionar, ele depende da segunda fase da operação que distribui smartphones a carteiros.

Carteiros devem receber smartphones em breve

Segundo os Correios, até o final do segundo semestre deste ano todos os 58 mil profissionais responsáveis pelas entregas estarão com um aparelho do tipo em mãos. Para aumentar a segurança das operações, todos os dispositivos estarão equipados com softwares que inutilizam seu funcionamento em caso de roubo.

Iniciada em 2013, a utilização de aparelhos inteligentes atualmente é feita por 3 mil carteiros responsáveis pelo sistema Sedex 10. Os dispositivos são utilizados como forma de aprimorar o rastreio de encomendas, permitindo o envio de informações em tempo real para as centrais de informação da estatal relacionadas ao andamento do serviço nas ruas.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.