Android: como colocar uma foto em tela cheia na identificação de chamadas

Imagem de: Android: como colocar uma foto em tela cheia na identificação de chamadas

(Fonte da imagem: Wro Claw Studio)

Android é sinônimo de personalização: isso é um fato. Um dos principais argumentos utilizados pelos defensores do robozinho verde é a liberdade que ele oferece na hora de customizar variados aspectos do aparelho, permitindo a instalação de temas visuais e telas de bloqueio diferenciadas. Se você é daqueles que se esforça para deixar o sistema operacional com a sua cara, com certeza vai gostar do programinha que iremos abordar neste artigo.

Estamos falando do BIG! Caller ID, um app capaz de alterar radicalmente a tela de chamada (calling screen, no original em inglês) de seu smartphone, adicionando uma foto em tela cheia do contato que estiver ligando para você. O software não é gratuito – sua versão completa custa R$ 10,10 –, mas é possível utilizar uma versão de testes que lhe permite ativar a funcionalidade com até cinco contatos da agenda de seu telefone.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Primeiros passos

O BIG! Caller ID pode ser instalado em quase qualquer dispositivo equipado com o sistema operacional Android, inclusive em versões mais antigas deste. Para baixa-lo, clique neste link ou pesquise pelo nome do app na Google Play, diretamente através de seu gadget móvel. Na primeira vez em que você abrir o programa, será necessário selecionar as fontes pelas quais o próprio extrairá informações sobre seus contatos: geralmente, as opções são Facebook, Google+ e a própria agenda do smartphone.

Ao término das primeiras configurações, seus contatos já deverão aparecer na tela inicial do aplicativo. Você pode clicar em cada um deles para editar manualmente algumas informações e trocar a foto de identificação dos próprios. Recomendamos que você configure somente imagens em alta resolução, pois fotografias pequenas podem ficar distorcidas em tela cheia. Ao clicar no ícone de um olho no canto superior direito, você poderá obter uma pré-visualização de como aquele contato será exibido quando aparecer na tela de chamada.

Exemplo de tela de chamada personalizada pelo BIG! Caller ID (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Quer algo ainda mais personalizado?

Como você deve ter percebido nas screens acima, o BIG! Caller ID permite que você personalize ainda mais sua calling screen ao escolher entre diferentes temas visuais que podem inclusive ser customizados à vontade. O programa já vem com quatro temas pré-instalados e oferece 25 opcionais (entre pagos e gratuitos) que podem ser baixados à parte. Para acessar a janela de escolha de layouts, deslize seu dedo para a esquerda a partir da borda esquerda do display e toque na opção “Themes”.

Ao selecionar cada um dos temas disponíveis, você terá três opções à disposição: “Choose” para ativá-lo, “Preview” para visualizá-lo e “Edit screen lock” para editar manualmente alguns aspectos do layout. Caso opte por esse último recurso, você poderá customizar o tema em questão reposicionando seus botões (através do sistema “arrastar e soltar”).

Seleção (esq.) e personalização (dir.) dos temas (Fonte da imagem: Wro Claw Studio)

Configurações adicionais

O mesmo menu que você utilizou para acessar a janela de escolha de temas também pode ser usado para acessar a tela de configurações gerais do BIG! Caller ID. Nela, você pode efetuar algumas customizações detalhadas sobre como o software se comporta no seu smartphone – é possível, por exemplo, optar por ativar a calling screen personalizada quando você liga para um contato cadastrado e forçar a permanência da barra de notificações no Android durante uma ligação.

Lembre-se: a versão trial (gratuita) do BIG! Caller ID só permite que você configure-o para até cinco contatos somente. Caso queira se ver livre dessa limitação e eliminar os anúncios que aparecem nesta versão do aplicativo, considere adquirir o BIG! Caller ID PRO, que pode ser encontrado neste link.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.