AMD Mantle já está disponível. Aprenda a instalar o novo driver

Imagem de: AMD Mantle já está disponível. Aprenda a instalar o novo driver

(Fonte da imagem: Divulgação/DICE)

Depois de muitas promessas, a AMD finalmente disponibilizou os primeiros drivers oficiais com suporte ao Mantle, a nova API gráfica desenvolvida para as GPUs com tecnologia GCN. Trata-se do Catalyst 14.1, que ainda se encontra em estágio Beta, mas traz uma série de melhorias para diversos chips gráficos lançados pela AMD, inclusive as novas APUs da arquitetura Kaveri.

A AMD promete um ganho de desempenho de até 45% em relação ao DirectX no jogo Battlefield 4. Já no tech demo Star Swarm, o ganho prometido pela empresa é de até 200% sobre o DirectX. Esse ganho, no entanto, é somente para as GPUs R9 290 e 290X.

Por enquanto, esse driver traz suporte ao Mantle nos seguintes chips gráficos:

  • AMD Radeon™ R9 Series GPUs;
  • AMD Radeon™ R7 Series GPUs;
  • AMD Radeon™ HD 7000 Series GPUs;
  • AMD Radeon™ HD 8000 Series GPUs;
  • AMD A10-7000 Series e AMD A8-7000 Series APUs.

O AMD Catalyst 14.1 Beta Driver é compatível com os seguintes sistemas operacionais:

  • Windows 8.1 (32 & 64 bits)
  • Windows 8 (32 & 64 bits)
  • Windows 7 (32 & 64 bits com SP1 ou superior)

    A empresa deixou claro em sua página oficial que esses drivers ainda se encontram em caráter Beta, portanto podem ocorrer problemas de compatibilidade com alguns aplicativos. A AMD também afirmou que está trabalhando em otimizações para garantir ainda mais desempenho e compatibilidade quando a próxima versão for liberada. Para mais detalhes sobre os drivers, acesse o site da AMD e confira todas as novidades.

    Como ativar o Mantle em Battlefield 4

    Antes de instalar os novos drivers, é preciso desinstalar completamente os antigos. Para isso, acesse o “Painel de controle”, vá até o item “Programas e Recursos” e remova o pacote “AMD Catalyst Install Manager”. Em seguida, reinicie o computador e instale o novo conjunto de drivers, que podem ser encontrados no link abaixo:

    Battlefield 4 é o primeiro game a ter suporte ao Mantle. Para ativar o recurso, é preciso que o game esteja com a última atualização instalada. Confira isso abrindo o Origin e clicando com o botão direito do mouse sobre o game.

    No menu que abrir, clique em “Verificar Atualização” e deixe o jogo atualizar. Em seguida, basta entrar no game. Depois, vá até as opções gráficas e, do lado direito, escolha a API gráfica: DirectX ou Mantle. Para completar, reinicie o jogo para que a API escolhida possa ser ativada.

    Ferramentas

    Caso você tenha interesse em conferir a taxa de quadros por segundo dentro do jogo, acesse o console de comandos pressionando as teclas Til ou Aspas — encontradas geralmente acima da tecla Tab — e digite os comandos:

    • Render.DrawScreenInfo 1 – exibe informações sobre a API gráfica e o computador;
    • PerfOverlay.DrawFps – mostra a taxa de quadros por segundo em tempo real.

    Outro aplicativo compatível com o Mantle é o Star Swarn, um tech demo disponibilizado pela AMD e desenvolvido pela Oxide Games sobre o motor Nitrous. O software pode ser baixado gratuitamente no Steam.

    Cupons de desconto TecMundo:
    * Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
    Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.