Steam Controller ganha novo visual e substitui touchscreen por D-Pad

Imagem de: Steam Controller ganha novo visual e substitui touchscreen por D-Pad

(Fonte da imagem: Leszek Godlewski)

Ao que parece, a ideia de revolução que a Valve tinha para seu controle não foi tão bem aceita. Durante o Steam Dev Days, evento realizado na noite de ontem, a empresa revelou o visual atualizado de seu Steam Controller e, assim como pode ser visto, temos algumas mudanças bem radicais em relação àquilo que foi apresentado inicialmente.

Primeiramente, temos a remoção da touchscreen na parte central do periférico. Segundo Tomas Rawlings, desenvolvedor presente na apresentação, a decisão de retirar o painel se deu após a conclusão que ele era redundante dentro da proposta do controle, visto que os dois touchpads podem executar praticamente as mesmas tarefas.

Em relação à navegação, a empresa adicionou um novo recurso chamado Ghost Mode no qual o jogador poderá usar o próprio touchpad para navegar nas páginas. A ideia é que uma espécie de sombra apareça na imagem para simular o movimento de seu dedo e que botões digitais apareçam para facilitar o clique.

Além disso, parece que a Valve viu na touchscreen um potencial dispersivo que poderia atrapalhar a experiência do jogador. Com a existência de uma segunda tela no controle, a empresa preferiu manter o indivíduo centrado no que acontece na TV em vez de fazê-lo olhar constantemente para suas mãos.

Que entre o D-Pad

Só que a remoção não foi a única mudança apresentada para o Steam Controller. A retirada do painel deu mais espaço na estrutura e a empresa optou por retomar o velho D-Pad e colocar os botões de ação em seu lugar habitual. Segundo alguns relatos de desenvolvedores, esse “retorno às origens” foi feito para que o controle tivesse uma melhor aceitação e suporte a títulos mais antigos que já aceitam outros tipos de joystick.

Antigo modelo do Steam Controller 

O destaque, no entanto, fica por conta do formato adotado para o direcional. Esqueça a velha “cruz” que tanto nos acostumamos a ver. Como a imagem que abre esta notícia mostra, os botões de movimentação são praticamente idênticos aos de ação, o que deixa o controle estranhamente simétrico.

Outra grande novidade apresentada durante o Dev Days é que as Steam Machines terão suporte para até 16 controles simultaneamente, ou seja, o sonho de todo jogador que deseja reunir os amigos para alguma partida massiva.

Via BJ

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.