Petição para que Brasil dê asilo a Snowden já tem 36 mil assinaturas

Imagem de: Petição para que Brasil dê asilo a Snowden já tem 36 mil assinaturas

(Fonte da imagem: Reprodução/Olhar Digital)

Edward Snowden se tornou conhecido mundialmente após revelar os esquemas de espionagem dos Estados Unidos por meio da NSA (Agência de Segurança Nacional). Na tentativa de ajudá-lo, David Miranda criou uma petição pedindo para que o Brasil conceda asilo ao ex-agente da CIA.

Miranda, que é namorado de Glenn Greenwald, o jornalista que deu voz a Snowden, espera conseguir 50 mil assinaturas com a petição, intitulada “Asilo no Brasil para o corajoso Edward Snowden!”. Até o momento da publicação desta matéria, 36 mil pessoas haviam registrado seus nomes no documento.

“O Brasil, um dos principais alvos da espionagem, deveria oferecer abrigo a alguém que nos abriu os olhos para a vigilância norte-americana indiscriminada e em escala global”, menciona o documento.

No início da polêmica, Snowden havia feito um pedido coletivo de asilo para mais de 50 países, entre eles o Brasil, que não respondeu. Atualmente, o ex-agente está asilado temporariamente na Rússia.

Auxílio em troca de asilo

O jornal Folha de S. Paulo informou que, caso Snowden consiga asilo político no Brasil, estaria disposto a ajudar o país nas investigações de abusos relacionados à espionagem feita pela NSA. Em carta, ele reiterou que a ajuda só seria possível caso obtivesse asilo, já que sua capacidade de testemunhar estaria sujeita à interferência do governo norte-americano.

Segundo o site do Estadão, Luís Alberto Figueiredo, ministro das Relações Exteriores, iria conversar com a presidente Dilma Roussef na última terça-feira (17) para encaminhar uma reação formal do governo à carta de Snowden.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.