Review: smartphone CCE Motion Plus SK504 [vídeo]

Imagem de: Review: smartphone CCE Motion Plus SK504 [vídeo]

Desde que a CCE foi adquirida pela chinesa Lenovo, diversas novidades vem sendo esperadas para o mercado brasileiro. Uma mudança de posicionamento, deixando a companhia mais focada em aparelhos portáteis, como notebooks, tablets e smartphones, por exemplo, é algo que pode acontecer.

E, coincidência ou não, a companhia lançou recentemente a sua nova linha de celulares e tablets. Entre os dispositivos, o destaque fica por conta do CCE Motion Plus SK504, um celular com processador Snapdragon quad-core, tela de cinco polegadas e suporte a dois chips.

Vale destacar que a parceria com a maior fabricante de processadores para smartphones do mundo, a aclamada Qualcomm, já mostra que a CCE ganhou força de marca com a chegada da Lenovo.

Agora, nós do Tecmundo pudemos testar e avaliar esse aparelho, que pretende ganhar mercado no ramo dos portáteis, batendo de frente com algumas grandes empresas do mercado. Confira o que achamos dele!

Especificações Técnicas

Testes de benchmark

Testes de benchmark (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Benchmark (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Aprovado

Design de construção

O design do Motion Plus SK504 é bonito. O aparelho é comprido e conta com cantos suavemente arredondados. No caso do smartphone na cor preta, testado por nós, o destaque fica por conta do fato de que ele apresenta a mesma cor em toda a sua construção – inclusive com detalhes laterais negros, quase imperceptíveis.

CCE Motion Plus SK504 (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A tampa traseira segue a linha dos gadgets da Samsung, algo que pode desagradar algumas pessoas. Quando você a solta pode perceber que se trata de um plástico fino e com aparência frágil. O seu formato e a maneira como ela é arredondada são praticamente iguais ao que é visto nos aparelhos da companhia sul-coreana.

A semelhança é tanta que, se você pegar o gadget, colocar o dedo na frente da logo da CCE e mostrá-lo para alguma pessoa desavisada, ela provavelmente o confundirá  com alguns dos aparelhos de ponta da sua concorrente citada logo acima, a Samsung. No geral, a construção do smartphone se mostra razoavelmente firme e sem nenhum tipo de falha ou rebarba que tenha nos chamado a atenção durante as avaliações.

Detalhes nas bordas (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O aparelho também não se mostra muito grosso ou pesado demais. Talvez o ponto negativo seja o fato de que as bordas na tela poderiam ser um pouco menores, ou seja, deveria haver um melhor aproveitamento de espaço.

Desempenho

O processador Qualcomm é uma das cartas na manga da CCE para que o Motion Plus SK504 mostre um bom desempenho. Apesar de o Snapdragon quad-core 200 de 1,2 GHz não ser um top de linha, ele dá conta do recado na maioria dos casos, rodando praticamente qualquer aplicativo testado.

Aparelho vem em duas opções de cores (Fonte da imagem: Divulgação/CCE)

Em nossas avaliações, utilizamos, além de testes de benchmark, vários games pesados para ver como o gadget se comporta quando o seu desempenho é exigido. Para nossa satisfação, títulos como Real Racing 3 e Dead on Arrival 2 puderam ser jogados sem problemas. Não com todos os seus detalhes ligados, é claro, mas, mesmo assim, o gadget deu conta do recado.

Com 1 GB de RAM, o equipamento também não mostrou problemas na hora de rodar diversas aplicações ao mesmo tempo – algo extremamente importante para se avaliar o desempenho de um gadget no que diz respeito ao seu uso diário.

Rodando jogos pesados (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para avaliar essa transição entre aplicações e o “peso” de vários programas abertos ao mesmo tempo, chegamos a carregar 14 softwares simultaneamente, incluindo nessa conta navegadores de internet, YouTube, Facebook, jogos, entre outros. Novamente, nenhum tipo de problema foi encontrado.

Sistema limpo

Uma das vantagens apresentadas pelo CCE Motion Plus SK504 é o fato de que a CCE deixou o sistema Android bem limpo. Sim, as outras fabricantes contam com uma infinidade de ferramentas exclusivas e que podem agradar a muita gente, contudo, a maioria dessas opções conta com alternativas que já podem ser encontradas na Google Play.

Como esses programas previamente instalados pelos fabricantes nunca podem ser desinstalados, eles acabam ficando perpetuamente na sua grade de aplicativos. Assim, para muita gente, o fato de que não há uma enorme quantidade de programas instalados já “de cara” no aparelho surge como um diferencial interessante.

Display

O smartphone conta com uma tela de cinco polegadas e resolução 960x540 qHD. O tamanho, visto também em outros aparelhos, mostra que a companhia está de olho no mercado, afinal de contas, o coloca lado a lado com outros grandes players.

Filmes com boa qualidade (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

De quebra, ele também acaba trazendo dimensões de tela que o colocam na frente de outros concorrentes, como o talvez seu principal adversário, o Motorola RAZR D3, por exemplo, que tem um display de “apenas” quatro polegadas, além de ter resolução inferior.

No geral, a visualização de imagens é muito boa, tanto na utilização de programas quanto na hora de você assistir a filmes. O ângulo de visão não é limitado, de forma que mesmo “de ladinho” você ainda enxerga o visor. O contraste entre as cores agrada bastante e o brilho é razoável.

Dual-chip

Atendendo a uma exigência cada vez maior do mercado brasileiro, o CCE Motion Plus SK504 vem para agradar à galera que curte utilizar mais de uma operadora, apresentando o suporte a dois cartões SIM.

A ferramenta funciona bem. A transição entre um cartão e outro é fácil e você consegue identificar facilmente qual deve ser apontado como “fonte de dados”, ou seja, qual das operadoras será utilizada para você se conectar à internet móvel.

Bateria

O desempenho da bateria do smartphone é razoável e se mostrou compatível ao encontrado em outros gadgets do mercado intermediário que foram avaliados pelo Tecmundo. Em nossos testes com vídeos em HD, brilho e volume em 50%, o CCE Motion Plus SK504 conseguiu funcionar por mais de quatro horas seguidas, um resultado bastante satisfatório.

No uso cotidiano e em testes mais intensos, como manter a tela ligada e com brilho no máximo, além de rodar programas pesados de forma constante, o celular também mostrou um desempenho de bateria razoável, de forma que a energia do aparelho não será uma grande dor de cabeça.

Som e chamadas

Os alto-falantes do smartphone apresentam um volume satisfatório e não há distorções no som, mesmo quando o volume está no máximo, o que agrada. Apesar de o som não ser extremamente alto, você também não chegará a perder ligações por estar com ele no bolso.

As chamadas também não apresentam nenhum problema, de forma que você consegue manter uma conversação tranquilamente, mesmo com o aparelho estando em viva-voz, algo comum para quem quer falar com alguém enquanto utiliza outras funções do smartphone.

Preço

O CCE Motion Plus SK504 traz uma configuração bem razoável, suporte a dois chips e uma tela de qualidade e em tamanho agradável, ou seja, praticamente todos os ingredientes que tornam um smartphone, no mínimo, interessante.

Aparelho de ponta da CCE (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O bom é que tudo isso pode ser adquirido por um preço relativamente acessível — afinal de contas, encontramos o aparelho por até R$ 615 em lojas virtuais e com pagamento à vista, via boleto bancário. O preço de tabela do gadget é um pouco mais alto, mas não chega a ser nenhum absurdo: R$ 699.

Vale lembrar que, quando foi anunciado, o Motion Plus SK504 tinha como preço de lançamento o valor de 899 reais, ou seja, já há ali um desconto de 200 reais “embutido” na compra. Trata-se de um valor muito competitivo se o compararmos com o de diversos outros gadgets com recursos inferiores.

Reprovado

Espaço interno

Cortar o espaço interno dos portáteis parece ser um dos pontos-chave na hora de uma empresa reduzir custos de produção. E, nesse ponto, a CCE parece ter abusado um pouco demais na hora de escolher qual seria a capacidade de armazenamento do Motion Plus SK504.

Armazenamento é pequeno (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O smartphone chega ao consumidor com apenas 4 GB de armazenamento – isso sem contar o espaço ocupado pelo sistema operacional.

Sorte que essa memória é expansível para até 32 GB via cartão SD, contudo, dores de cabeça, como programas que só podem ser instalados no armazenamento interno, por exemplo, cedo ou tarde podem acabar aparecendo.

Com apertos mais firmes, Display “distorce” imagens

Apesar da qualidade das imagens do Motion Plus SK504, vale destacar que o visor aparenta ser bastante frágil. Não falamos da construção do gadget ou nada nesse sentido, afinal de contas, até mesmo elogiamos o corpo do celular ali em cima.

Contudo, basta que você aperte a tela com um pouco mais de firmeza para que tudo fique distorcido, algo que chega a lembrar aqueles brinquedos vindos da China e que contam com tela de cristal líquido. O fato é que isso acaba passando certa desconfiança quanto à qualidade do material.

Qualidade de conectores e cabos

Falando em qualidade, outro ponto que nos chamou a atenção foi quanto à construção dos demais acessórios que acompanham o smartphone.  O cabo do carregador e os fios do fone de ouvido trazem um aspecto ruim, com fios finos e que não passam nenhuma segurança quanto à sua durabilidade.

Cabos extremamente frágeis (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Os fones de ouvido não trazem uma aparência das mais confiáveis e também não são nada confortáveis de serem utilizados. Claramente a empresa optou por reduzir custos na hora de escolher os materiais a serem utilizados nesses acessórios.

Indo na contramão disso tudo, o Motion Plus SK504 traz um carregador “dedicado”, ou seja, separado do cabo micro USB, algo no mínimo incomum nos dias de hoje.

Câmera

A qualidade das fotos tiradas com o CCE Motion Plus SK504 é o que mais nos decepcionou durante os testes – isso, mesmo em um estúdio com equipamentos de luz e controle total sobre a iluminação do local.

Câmera não impressiona (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A transição entre os ambientes claros e escuros, bem como a ferramenta de foco automático, não funcionam muito bem. Imagens que tenham bastante contraste também não ficam muito boas.

Você precisa estar em um ambiente com iluminação bem uniforme, vamos dizer assim, para que as fotografias mostrem uma qualidade agradável – isso, é claro, se você não ligar muito para os detalhes das suas imagens.

Comparação entre foto tirada com o Galaxy S4 e o Motion Plus SK504 (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Isso porque, quando você acertar na hora de tirar uma fotografia, ainda assim poderá se decepcionar. Basta aplicar um pouco de zoom nas suas fotos para que elas mostrem bastante granulado e até mesmo algumas distorções. Ou seja, nesse ponto, o smartphone perde para vários de seus concorrentes.

Vale a pena?

O CCE Motion Plus SK504 é um smartphone que nos surpreendeu. O bom é que essa surpresa veio de forma bastante positiva. Sem fazer muito barulho, a companhia conseguiu lançar um gadget com qualidade razoável, uma boa quantidade de recursos e um preço bastante competitivo.

Como dito acima, apesar de o Snapdragon 200 não ser um processador de ponta, trata-se de um quad-core de 1,2 GHz capaz de dar conta do recado sem encontrar grande resistência. Com 1 GB de RAM, ele também não mostra nenhum problema na hora de você navegar entre os programas, mesmo que o smartphone esteja rodando várias aplicações simultaneamente.

A câmera e o armazenamento interno podem ser considerados como problemas por algumas pessoas, mas vale lembrar que a tela do gadget tem qualidade, ele é rápido e conta com suporte para dois chips de operadoras diferentes – um diferencial e tanto para muita gente. O preço dele também é bastante convidativo. Tabelado a 699 reais, ele pode ser encontrado por até 615 reais em lojas online e com o pagamento à vista.

Tudo isso acaba colocando-o frente a frente com outros aparelhos consagrados, como o RAZR D3, da Motorola, ou o Galaxy Gran Duos, da Samsung. Dessa forma, se você procura um dual SIM com bom desempenho e que não custe os olhos da cara, o Motion Plus SK504 merece ser conferido.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.