menu
Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Minha Série
Segurança

Hackers descobrem como sequestrar o sistema de rastreamento de navios

Descoberta permite mostrar que navios estão fora de sua rota e até mesmo criar frotas fantasmas que navegam pelo meio de continentes

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

schedule18/10/2013, às 12:21

Fonte:

Imagem de Hackers descobrem como sequestrar o sistema de rastreamento de navios no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/Technology Review)

Um grupo de hackers white hat descobriu uma maneira de invadir o sistema de rastreamento utilizado por mais de 400 mil navios comerciais ao redor do mundo. A partir disso, eles podem não só detectar a posição dos veículos, como fazer com que autoridades portuárias vejam posicionamentos diferentes dos reais — em teoria, seria possível mostrar uma frota inteira navegando pelo meio de Minas Gerais.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

O sistema afetado é conhecido como “Automatic Identification System” (AIS), utilizado tanto por autoridades portuárias quanto pelos próprios navios. Segundo os pesquisadores da Trend Micro, a falta de segurança da tecnologia permitiu que eles causassem problemas usando equipamentos de rádio relativamente baratos.

Durante os testes realizados, eles utilizaram a descoberta para criar navios fantasmas, fazer veículos reais desaparecerem misteriosamente do sistema e criar alertas de emergência falsos. Em uma das ocasiões, eles fizeram com que um rebocador desaparecesse do Rio Mississipi e reparecesse logo depois nas proximidades de Dallas.

Leia Mais

Ciente dos problemas que isso poderia causar em escala global, os pesquisadores da Trend Micro apresentaram os detalhes de sua descoberta durante a conferência Hack in the Box, e agora esperam que os responsáveis pelo sistema AIS tratem de corrigir as falhas apontadas. Caso contrário, algum hacker mal intencionado pode usar o sistema para fazer muito mais do que simplesmente mostrar que uma frota não está seguindo a rota que devia.

star

Continue por aqui