Ford Mustang ganha manopla do câmbio com tecnologia tátil dos video games

Imagem de: Ford Mustang ganha manopla do câmbio com tecnologia tátil dos video games

(Fonte da imagem: Divulgação/Ford)

Um dos maiores atrativos dos novos videogames é a sensação física que os seus controles dão para o jogador – a chamada resposta tátil. Esse mesmo conceito foi aplicado na manopla do câmbio de um Ford Mustang Shelby GT500, que vibra para informar ao motorista o momento ideal da troca de marchas, como um controle de video game ou celular.

O sistema foi criado por Zach Nelson, jovem engenheiro da Ford, unindo as tecnologias da plataforma OpenXC da Ford, impressão 3D, conectividade sem fio e o Xbox 360 da Microsoft, como mostra o vídeo em inglês disponível neste vídeo.

A plataforma OpenXC da Ford, de hardware e software de código aberto, permite que os desenvolvedores criem aplicativos acessando informações do carro, como ângulo do volante, posição GPS e velocidade, por uma porta de diagnóstico. "Eu quis criar algo que expandisse a capacidade do carro e melhorasse a experiência para o motorista", diz Zach Nelson.

Customização

Há quase 50 anos, a personalização tem sido parte do sucesso do Mustang. Hoje, além das mudanças tradicionais no motor, suspensão e estilo, a customização chegou aos softwares do carro.

Zach Nelson formou-se no Instituto de Tecnologia de Massachusetts e entrou na Ford em 2012, no Centro de Pesquisa e Inovação, onde conheceu o Open XC. Com base nessa plataforma projetou o aplicativo que usa os dados em tempo real do motor – como rotações por minuto, posição do pedal do acelerador e velocidade do veículo – para calcular o ponto ideal de troca de marcha. Os dados são transmitidos para um tablet por conexão Bluetooth, usando o adaptador OpenXC.

"Testei a manopla vibradora em vários veículos, como o Mustang e o Focus ST", diz Nelson. "Para deixá-lo mais divertido, instalei uma tela de LED que informa a marcha em uso e luzes coloridas que brilham à noite."

Para usar o aplicativo em outros veículos, basta ajustar a sua calibração à curva de torque do motor. Monitorando a velocidade e o pedal do acelerador, o sistema adapta a estratégia de controle ao estilo do motorista e pode ser programado para oferecer melhor performance, conforto ou economia de combustível.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.