Pela primeira vez na história, um GIF será enviado ao espaço

Imagem de: Pela primeira vez na história, um GIF será enviado ao espaço

(Fonte da imagem: Reprodução/PetaPixel)

Embora a primeira viagem da humanidade para fora do planeta Terra sequer tenha completado um século, a quantidade de lixo espacial que produzimos já atingiu um nível bastante alto. Ao que tudo indica, não deve demorar até que informações consideradas pouco importantes se juntem ao amontoado de objetos físicos que navegam por nossa órbita.

O projeto Lone Signal, cujo objetivo é permitir que qualquer pessoa envie uma mensagem para fora do planeta, está prestes a transmitir no espaço um GIF — feito inédito em nossa história. A imagem escolhida foi desenvolvida pelo artista conceitual Kim Asendorf, que criou uma pequena animação batizada como “Humanos Observando Arte Digital”.

Embora não seja aprovada universalmente, a prática do METI (Messaging for Extraterrial Intelligence, ou Envio de Mensagens para Inteligências Extraterrenas) tem se tornado cada vez mais comum. Alguns cientistas temem que esse tipo de atitude possa colocar o planeta em risco, já que tais mensagens aumentariam os riscos de uma civilização mais avançada captar nossa localização.

O GIF escolhido vai ser enviado para Gliese 536, região distante 17,6 anos-luz da Terra. Segundo Asendorf, o local foi escolhido baseado em evidências que apontam que lá pode residir um sistema solar com condições de vida semelhantes àquelas encontradas na região que ocupamos no universo.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.