Samsung lança DRAM para portáteis parecida com a memória que você tem no PC

Imagem de: Samsung lança DRAM para portáteis parecida com a memória que você tem no PC

Novas DRAMs prometem desempenho dobrado (Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

A Samsung continua dando passos importantes na sua caminhada para a dominação do mercado mobile. A empresa anunciou hoje a chegada de uma nova classe de memórias DRAM que promete chacoalhar o mundo dos portáteis.

Chamado de LPDDR3, o novo produto tem 4 gigabytes de capacidade e é capaz de entregar mais do que o dobro da velocidade de transmissão de dados vista nas DRAMs que atualmente são utilizadas nos smartphones e tablets.

Segundo a Samsung, a nova memória transmite cerca de 2.133 Mbps por pino, bem mais do que os cerca de 800 megabits por pino enviados pelos produtos que compõem os nossos portáteis atualmente.

E se os aparelhos e sistemas operacionais que trabalham com multitarefas deverão ganhar muito em desempenho, os fabricantes que desejam entregar gadgets que processam constantemente materiais em Full HD também vão ficar empolgados com a novidade.

Além de mais rápida, ela também promete trabalhar com muito mais eficiência. A companhia garante que a LPDDR3 gasta 20% menos energia. Por fim, a memória também surge em tamanhos bem reduzidos. De acordo com a Samsung, é possível “espremer” 2 GB da nova DRAM em espaços com apenas 0,8 milímetro de altura, algo fundamental uma vez que os portáteis estão cada vez mais finos.

Só nas próximas gerações

Como nem tudo são flores no mundo da tecnologia, para utilizar as novas DRAMs da empresa sul-coreana os fabricantes de portáteis terão que se adaptar à engenharia utilizada no seu desenvolvimento, uma vez que elas foram criadas em 20 nanômetros.

Assim, somente nas próximas gerações de tablets e celulares é que nós poderemos ver e comprovar, de fato, se essas memórias serão mesmo capazes de entregar o dobro de desempenho prometido pela Samsung.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.