Robô lunar tem pernas de aranha para superar obstáculos [vídeo]

Imagem de: Robô lunar tem pernas de aranha para superar obstáculos [vídeo]

Mesmo após tantos anos de exploração lunar, ainda não chegamos à tão sonhada base no satélite. Uma nova invenção da NASA, porém, pode facilitar a manutenção de uma colônia desse tipo por lá. O ATHLETE, como é chamado, é capaz de superar obstáculos e carregar pesados suprimentos sem esforço, facilitando a manutenção de um projeto desse tipo.

Seis pernas mecânicas parecidas com as de uma aranha robótica são o segredo. O veículo tem rodas para os trechos planos e sem pedregulhos. Quando o ATHLETE se vê diante de um impedimento no caminho, é capaz de passar por cima dele, seguindo em frente sem problemas.

Há ainda a possibilidade do ATHLETE se dividir em dois robôs menores, capazes de transportar cargas e lidar especialmente com objetos sensíveis. A expectativa da NASA é que o projeto esteja pronto para ser enviado à Lua até 2017 para trabalhar com caixas de suprimentos enviadas até lá por naves não tripuladas.

Big Brother espacial

O ATHLETE – o nome é a sigla em inglês de Explorador Extraterrestre de Seis Pernas para Todos os Terrenos – conta ainda com 48 câmeras em seu corpo, capazes de enviar vídeos 3D e em alta definição. Dessa forma, os controladores podem pilotá-lo da Terra e analisar os obstáculos que a máquina encontrar pela frente.

Células de hidrogênio servem como combustível, recarregado a partir de uma unidade de energia solar que transforma água. Nesse processo, o ATHLETE também produz oxigênio para os astronautas em solo lunar. E não se preocupe com as trocas de pneus, já que as rodas possuem uma proteção contra estouros e quebras.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.