menu
Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Minha Série
Internet

Mensagem do "Dia D" encontrada com pombo-correio pode ter sido decifrada

Canadense se baseou em antigo livro de guerra para decodificar o texto secreto da Segunda Guerra Mundial.

schedule18/12/2012, às 12:53

(Fonte da imagem: Reprodução/BBC)

Você se lembra de uma notícia sobre uma mensagem secreta encontrada entre os ossos de um pombo-correio descoberto na Inglaterra? Os especialistas acreditam que o texto codificado havia sido enviado durante a Segunda Guerra Mundial, provavelmente pelas Forças Aliadas durante as invasões ocorridas no Dia D, a partir da França ocupada pelos nazistas.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

O problema é que os decodificadores nunca conseguiram decifrar o conteúdo da mensagem, vindo a público para pedir ajuda. De acordo com a BBC, Gord Young, um canadense de Ontário, pode ter — finalmente — decodificado o texto, levando para isso apenas 17 minutos. Conforme explicou Young, o código não é nada complexo, e está baseado em um antigo sistema criado durante a Primeira Guerra Mundial.

Segundo a publicação, Young decidiu consultar um antigo livro de códigos para decifrar a mensagem, afirmando que o texto detalha as posições das tropas alemãs na Normandia. Os especialistas da GCHQ — agência britânica de inteligência que tentava quebrar o código — ainda acreditam que a mensagem jamais será decifrada, mas adorariam dar uma olhada na descoberta do canadense.

Leia Mais

Conforme explicou Young, o código é simples e baseado principalmente em acrônimos:

AOAKN HVPKD FNFJW YIDDC

RQXSR DJHFP GOVFN MIAPX

PABUZ WYYNP CMPNW HJRZH

Leia Mais

NLXKG MEMKK ONOIB AKEEQ

WAOTA RBQRH DJOFM TPZEH

LKXGH RGGHT JRZCQ FNKTQ

KLDTS FQIRW AOAKN 27 1525/6

Leia Mais

Decodificada?

O The Telegraph publicou o conteúdo da mensagem que já foi decifrado por Gordon Young, e você pode conferir a tradução — livre — abaixo:

Observador da artilharia no Setor ‘K’, Normandia. Relatório suplementar solicitado pelo quartel general. Ataque com Panzer – blitz. Observador da artilharia posicionado a oeste rastreando ataque.

Tenente ciente de que as armas extras estão aqui. Sabe onde se encontra a estação local de envio. Determinada a posição dos quarteis generais dos ‘Jerry’ (alemães) do front de batalha. Quartel da bateria direita se encontra aqui.

Localizado o quartel de infantaria aqui. Nota final, confirmando, localizado o paradeiro dos ‘Jerry’. Revisar anotações de campo. Medidas de contra-ataque contra os Panzers não estão funcionando.

Leia Mais

Quartel central da bateria direita dos ‘Jerry’ está aqui. Observador da artilharia no Setor ‘K’, Normandia. Morteiros, infantaria atacar Panzers.

Atingir à direita dos ‘Jerry’ ou manter a bateria aqui. Quartel dos engenheiros elétricos já é conhecido. Tropas, Panzers, baterias, engenheiros estão aqui. Última nota conhecida para o quartel general.

Segundo o The Telegraph, o resto da mensagem ainda precisa ser decifrado, embora Young acredite que possa se tratar de trechos adicionados propositalmente para confundir os alemães no caso de que o texto caísse nas mãos erradas. De momento, tanto os canadenses como os britânicos estão em busca de alguém que compreenda esses códigos de artilharia para, quem sabe, terminar de decodificar o texto.

star

Continue por aqui