O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder dá nova origem ao nome Gandalf? Entenda
Os Anéis do Poder está cada vez mais confirmando as teorias que os fãs têm sobre a identidade real do Estranho. Saiba mais detalhes!

09/09/2024, às 21:31
Atualizado em 09/09/2024, às 17:01
Embora muitos fãs de O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder apostem que O Estranho é Gandalf desde que ele apareceu pela primeira vez, essa ainda não foi uma informação confirmada pela série. No entanto, eventos de seus episódios mais recentes reforçam essa teoria e dão uma origem diferente para o nome do personagem.
Enquanto nos livros ele também é conhecido como Mithrandir (pelos elfos), Incánus e Olórin, entre outras opções, seu nome mais famoso tem origens humanas nas obras de Tolkien. Já na série da Amazon Prime Video, cabe aos Pés-peludos encontrar uma maneira de chamar o personagem, que desconhece suas próprias origens.
Gandalf é o Estranho de Os Anéis do Poder?
Segundo os escritos de Tolkien, o Maiar conhecido como Gandalf começou a ser chamado assim pela primeira vez pelos homens, que desconheciam sua verdadeira origem. Dentro da linguística complexa desenvolvida pelo autor, o nome significa algo como “Elfo da Varinha” e era condizente com o cajado que ele sempre carregava.
Já em O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder, o nome parece derivar de um apelido que O Estranho recebe do líder dos Stoorish, uma divisão dos Pés-Peludos que vive na região de Rhûn. Enquanto Nori está há tempos tentando encontrar uma forma correta de chamar seu companheiro de viagem, cabe a Gundabel batizá-lo como um “grande Grand-Elf” (ou Grande Elfo, em uma tradução livre).
Assim, não é nada difícil imaginar que esse apelido acabe pegando e, eventualmente, se transformando no nome Gandalf que os fãs conhecem. Apesar de inusitada, a opção da série também seria condizente com os escritos de Tolkien, no qual o poderoso Maiar também foi confundido como parte do povo élfico.
A decisão de O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder também seria condizente com a busca do personagem por um cajado adequado na segunda temporada. Embora já saiba que tem grandes poderes, O Estranho tem tido dificuldades em controlá-los, e seus sonhos indicam que ele depende de um instrumento especial para isso.
Decisão da série faz sentido
)
Apesar de a Amazon Prime Video ter afirmado que pretendia ser fiel aos escritos de Tolkien com a série situada na Segunda Era da Terra-Média, quem a acompanha até aqui sabe que ela traz diversas “liberdades criativas”. O mesmo acontece com seu suposto Gandalf, que surge em um momento e forma bem diferentes daqueles retratados nos livros.
No entanto, a decisão de ligar seu “nome de batismo” aos Pés-Peludos faz bastante sentido e respeita as intenções originais do autor. Apesar de ser amado e respeitado por homens, anões e elfos, o personagem sempre teve uma ligação maior com os Hobbits, que são descendentes diretos da espécie conhecida pela altura diminuta.
Caso O Estranho realmente seja o personagem (e tudo aponta nessa direção), a decisão da série vai fazer com que ele tenha uma ligação duradoura com a raça. Isso justificaria suas visitas constantes ao Condado, bem como sua convicção de que o pequeno povo da Terra-Média tem o necessário para ser a arma inusitada que finalmente vai conseguir derrotar Sauron.

Especialista em Redator