Fallout tem receita para ser a melhor adaptação de games para a TV - Opinião

Imagem de: Fallout tem receita para ser a melhor adaptação de games para a TV - Opinião
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A série de Fallout finalmente estreia hoje (10) no Prime Video, com oito episódios em sua primeira temporada. A Amazon claramente está confiante na produção de Jonathan Nolan e Lisa Joy, tanto que uma segunda temporada já foi encomendada.

E toda essa confiança faz bastante sentido. Eu assisti aos quatro primeiros episódios de Fallout, cortesia de um acesso antecipado cedido pela Amazon, e posso atestar: a série chega como uma das melhores adaptações de games para a TV até agora.

A missão de trazer a história de um game para as telinhas não é uma tarefa fácil. Mesmo com tantas tentativas acontecendo em Hollywood atualmente, nem sempre os estúdios entregam um trabalho de qualidade, como foi o caso da excelente série de The Last of Us.

VaultLucy é uma das personagens principais de Fallout

No entanto, Fallout traz grandes acertos que podem agradar tantos os jogadores quanto um público novo, que está conhecendo a série pela primeira vez.

Uma história original no universo de Fallout

A série de The Last of Us agradou o mundo em 2023 e ganhou múltiplos prêmios “jogando no seguro”. Com participação de Neil Druckmann, o roteirista do game, a obra praticamente copiou a história de Ellie e Joel dos games para as telinhas, fazendo adaptações pontuais que engrandeceram o universo dos games.

Fallout segue um caminho totalmente diferente, mas que também funciona muito bem — na minha opinião, até melhor. O seriado conta uma história original ambientada no mesmo universo dos jogos, dando continuidade a um universo que os jogadores já estão familiarizados, mas que é interessante o suficiente para cativar quem está totalmente por fora da franquia de games.

A saga Fallout acompanha os Estados Unidos após uma grande guerra nuclear que devastou o país. Nos games, os jogadores normalmente jogam com uma pessoa que acaba de sair de um Vault, os bunkers nucleares de alta tecnologia da empresa Vault Tec, conhecendo os perigos de Wasteland enquanto jogam. Na série, os showrunners vão além para conseguir mostrar tudo para o público.

As diferentes perspectivas do apocalipse

Conhecemos o apocalipse nuclear da série Fallout pelos olhos de três personagens diferentes, o que garante uma visão bem ampla do vasto universo criado pela Bethesda. Os jogadores são representados por Lucy (Ella Purnell), que acaba de sair de um vault pra explorar o mundo e encontrar seu pai.

E olha, se você já jogou Fallout, vai se identificar com algumas situações vividas pela personagem. Eu não vou dar spoilers aqui, mas a “experiência” de andar pela terra devastada e encontrar NPCs exóticos foi muito bem traduzida para a televisão.

GhoulGhoul, um dos protagonistas de Fallout

Outro protagonista da série é o Ghoul, interpretado pelo talentoso Walton Goggins. Ele é um caçador de recompensas mutante que apresenta muito bem os perigos desse mundo radioativo. Além de garantir muitas cenas de ação, o “cowboy zumbi” ainda entrega bastante emoção durante a série, já que é um personagem conectado com o passado e o presente da linha do tempo da produção.

Por fim, o elenco principal também inclui Maximus (Aaron Clifton Moten), que faz parte da Irmandade do Aço, ou Brotherhood of Steel. Aqui, o público tem a oportunidade de ver e conhecer a história por trás das grandes e chamativas armaduras de Fallout, que estão bem feitas e mais sangrentas do que nunca.

Com essa tríade, a série acerta ao mostrar de maneira equilibrada diferentes perspectivas do mundo apocalíptico do game, sem tornar a narrativa cansativa. O talentoso elenco principal também faz um ótimo trabalho acrescentando carga dramática para a história original.

O grande destaque de Fallout, no entanto, é conseguir equilibrar uma história original com o “feeling” dos jogos da franquia. Em alguns momentos, a série até parece um novo game da saga, só que “assistível” ao invés de jogável.

Vale a pena assistir?

Dos monstros assustadores até os personagens excêntricos, a série consegue trazer elementos característicos do jogo para uma narrativa totalmente nova e que pode surpreender os fãs com referências e easter eggs. Ao mesmo tempo, a história também é amigável para um público novo, que pode se interessar pela franquia e, quem sabe, até conhecer os games da saga.

Os oito episódios de Fallout chegam nesta quarta-feira ao Prime Video. Você está ansioso para assistir à série ou acha que a adaptação vai flopar? Comente lá no TikTok e Instagram do Minha Série.

Assista Fallout no Prime Video

Imagem: Assista Fallout no Prime Video
Imagem: Tecmundo Recomenda

Assista Fallout no Prime Video

Baseada em uma das maiores séries de videogame de todos os tempos, Fallout é a história de quem tem e de quem não tem, em um mundo onde não existe quase nada para se ter.


Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.