O Problema dos 3 Corpos: por que série da Netflix revoltou chineses?

Imagem de: O Problema dos 3 Corpos: por que série da Netflix revoltou chineses?
Imagem: Divulgação/Netflix

Lançada internacionalmente no dia 21 de março, a adaptação do livro O Problema dos 3 Corpos tem gerado revolta na China. Apesar de a Netflix ser barrada no país, a parte do público nacional que teve acesso à nova obra não ficou muito feliz com a maneira como certos eventos do passado são mostrados.

Uma das primeiras cenas da série acontece em 1966, época em que a Revolução Cultural liderada por Mao Tsé-tung se espalhava pelo país. A série mostra que o movimento teve diversos episódios violentos e já na cena inicial exibe a morte de um professor de física da universidade Tsinghua — evento testemunhado por sua filha, que vira uma figura central na série.

Segundo a CNN internacional, as cenas têm dividido opiniões entre os usuários da internet na China. Muitas pessoas com inclinações mais nacionalistas afirmam que O Problema dos 3 Corpos da Netflix tem como objetivo manchar a imagem do país, fazendo parte de uma grande campanha internacional liderada pelos Estados Unidos.

Ao mesmo tempo em que alguns afirmam que a plataforma está fazendo uma “tempestade em copo d’água” e exagerando os eventos da Revolução Cultural, outros comentaristas defenderam a adaptação. Eles argumentam que ela reflete bem a obra de Li Cixin, só trocando a ordem em que cenas violentas são mostradas.

O Problema dos 3 Corpos tem versão chinesa

Antes mesmo de O Problema dos 3 Corpos chamar a atenção da Netflix, a obra já havia sido adaptada dentro da China. Estrelada por nomes como Zhang Lu Yi, Yu He Wei, Chen Jin, Wang Zi Wen, Lin Yong Jian e Li Xiao Ran, a adaptação anterior do livro pode ser conferida gratuitamente na plataforma Rakuten Viki — clique aqui para acessar.

Lançada em 2023, a produção tem 30 episódios no total e traz uma narrativa bem próxima daquela mostrada pela Netflix. Ela mostra o detetive Shi Qiang (Yu He Wei) investigando as mortes suspeitas de vários pesquisadores, o que o leva a recrutar a ajuda do pesquisador Wang Miao (Zhang Lu Yi).

Juntos, eles descobrem a misteriosa organização ETO, liderada por Ye Wen Jie (Chen Jin), que se dedica a lutar contra uma invasão alienígena que deve acontecer em centenas de anos. Esse é o gatilho para iniciar uma aventura cujos resultados podem acabar decretando o destino de toda a humanidade.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.